Não penso que Diego Aguirre tenha planejado o Inter para empatar com o Palmeiras. Acredito na palavra do treinador. Ele queria, sim, sair vencedor do confronto. Entretanto, se o fim era a vitória, os meios usados pelo treinador não eram os mais indicados. Pelo contrário. Para buscar a vitória, não deveria ter dispensado a participação no jogo de Wilian e Rodrigo Dourado. Assim agindo, Aguirre abriu mão do apoio qualificado do lateral-direito e da inegável qualidade de Dourado na frente da defesa.
Com gol de Rafael Moura, Inter empata em 1 a 1 com o Palmeiras
Torcedor Colorado ZH: Aguirre teve de consertar os próprios erros
Mas não foram apenas estes os erros de Diego Aguirre. Qualquer pessoa, dos gandulas aos pipoqueiros do Beira-Rio, sabem que Anderson atingiu um nível de atuações tão bom que hoje é, não apenas o melhor substituto para Aránguiz, mas um concorrente sério a titular da segunda posição do meio-campo. E Anderson foi deixado entre os reservas. Nem vou falar de Alan Ruschel, primor de dedicação, mas para por aí. E Alex, que deveria ter sido substituído ainda no primeiro tempo por sua total ineficiência?
Acredito, sim, que a estratégia de Aguirre tenha objetivado vencer a partida. Mas que estratégia é esta que deixa titulares na reserva e não privilegia a escalação dos melhores? O fim estava certo, mas os meios totalmente errados.
Bobos
Diego Aguirre defendeu-se dizendo que a sua estratégia tinha o objetivo de vencer o Palmeiras, mas não deu boa explicação para as ausências de Rodrigo Dourado e Willian. Alegar que eles estavam cansados é subestimar a inteligência da torcida, imprensa, etc. Dourado nasceu em 17 de junho de 1994, tem 21 anos, portanto. Willian é ainda mais jovem, nasceu em 03 de abril de 1995, completou recentemente 20 anos. São garotos, sobrando energia. Será que Aguirre pensa que só existem bobos em torno dele?
Ideia fixa
Ao deixar Anderson na reserva e escalar Alan Ruschel, o treinador Diego Aguirre cometeu erros de avaliação. Acontece, pode ser compreendido. Mas, quando não escala Rodrigo Dourado e Willian é porque está seguindo a sua equivocada ideia de rodízio. E mesmo que fosse recomendável dar uma folga para os dois garotos, o jogo escolhido deveria ser o deste domingo, contra um adversário mais fraco e jogando no Beira-Rio. Se eu fosse torcedor me preocuparia com a idéia fixa do treinador.
Outra vítima
Não se faria justiça com Valdívia se ele não fosse citado como outra vítima dos erros de Diego Aguirre. O jovem meia foi escalado para jogar como um segundo volante pelo lado direito. Foi inviabilizado pela determinação do seu treinador.
*ZHESPORTES