* AFP
Joseph Blatter, que surpreendeu a todos ao renunciar ao cargo de presidente da Fifa quatro dias depois da reeleição, já está sendo investigado pelas autoridades federais americanas, noticiaram nesta terça-feira vários veículos do país.
De acordo com o site do New York Times e o canal de TV aberta ABC, o suíço de 79 anos é "alvo de uma investigação federal por corrupção".
Platini apoia renúncia de Blatter: "Foi uma decisão corajosa e correta"
Perguntado pela AFP sobre o assunto, um porta-voz do FBI não quis se prenunciar. "Não estamos falando nada além do que foi dito pela procuradora geral e o diretor do FBI na semana passada", explicou este porta-voz.
Na última quarta-feira, a justiça americana indiciou por corrupção nove altos dirigentes da Fifa, assim como cinco executivos de empresas de marketing parceiras da entidade.
Príncipe Ali será novamente candidato à eleição da Fifa
Foi a pedido dos EUA que a polícia suíça prendeu sete desses dirigentes, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.
São investigados casos de corrupção que movimentaram mais de 150 milhões de dólares nos últimos 25 anos, num esquema que chegou a ser chamado de "Copa do Mundo da Fraude" por Richard Weber, diretor da Receita Federal americana (IRS).
Em 10 momentos, como foi a trajetória de Joseph Blatter na Fifa
Apesar do escândalo, Blatter foi reeleito para um quinto mandato na última sexta-feira, mas não resistiu à pressão e renunciou ao cargo quatro dias depois.