Foi noite de Copa do Mundo. O Beira-Rio viu a Seleção vencer Honduras por 1 a 0, brincou com a ola, acolheu colorados e alguns remistas sem urticárias, usou a câmera que mostra casais aos beijos e deu show de luzes no intervalo. Só teve de esperar pela razão de tudo: Neymar, que não começou jogando e ainda assim era ovacionado quando tinha sua imagem nos telões.
Até a torcida não enxovalhou o Hino Nacional e respeitosamente cantou junto, sem entoar o Hino Riograndense em cima, como costuma fazer no Beira-Rio e na Arena. Quase um milagre.
Protesto contra a CBF em Porto Alegre recebe dezenas de pessoas
Não fosse a chuva talvez o público de 22 mil fosse maior. Porque a notícia de que Neymar não jogaria de início só saiu minutos antes do jogo.
Portanto, O primeiro tempo foi um aperitivo. A primeira chance aconteceu em cobrança de falta de Phillipe Coutinho na cabeça cacheada de David Luiz, que tentou Firmino no centro da área e acabou entregando para a zaga de Honduras. Eram 12 minutos. Mas a Seleção ensaiava um domínio. Em seguida, Phillipe Coutinho deu uma de suas arrancadas pela esquerda e deixou Firmino em condições de marcar, se não chutasse sobre o goleiro Bonilla. Fred saiu a dribles e só não marcou porque o chute encontrou um zagueirão. Tudo ia bem, apesar da trapalhada do goleiro Jefferson ao tentar sair a dribles. E aí, Filipe e Phillipe resolveram o lance do primeiro gol, e o lateral deixou Firmino em condições de desviar com um toquezinho para o 1 a 0, aos 33 minutos.
Caminho do Gol tem movimento prejudicado pela chuva
O amistoso começou mesmo às 23h01min. Neymar apareceu à beira do gramado e entrou a passos em campo como um gabola. Entrou no lugar de Phillipe Coutinho, como Thiago silva substituiu David Luiz e Douglas Costa na posição de exelente Willian.
Até então, Fred cumpria a função de Neymar no centro da linha de três, enquanto Phillipe se posicionava à esquerda, também como um Neymar.
Mas aí Honduras resolveu incomodar. Najar e Lozano quase marcaram nos primeiros 10 minutos do segundo tempo. Neymar deu um passe de calcanhar e foi atropelado, ficou no gramado. O técnico Dunga abriu os braços, reclamou. Reclamou até das meias do meia Martinez. E tudo se encaminhava para um amistoso sonolento até que Neymar tratou de jogar e concluiu duas vezes no seu lado esquerdo. Na última delas, o lance sobrou para Fred em uma sequência que acordou o público.
Também a entrada de Robinho provocou aplausos, e ele retribuiu com um elástico. Entrou em lugar de Firmino, que não moatrou mais futebol do que Diego Tardelli. O show particular de Neymar teve tentativa de chapéu com o ombro e uma conclusão de escanteio. Um dos últimos lances do show foi de Douglas Costa, em movimentação, com um chute cruzado e forte que caiu sobre as redes.
Bem, também houve vaias no final. Outros gritaram olé. A torcida queria mais. Mas Dunga alcançou 10 jogos, 10 vitórias, antes de estrear domingo na Copa América contra o Peru no Chile.
Confira a galeria de fotos de Brasil x Honduras:
Torcida canta o Hino Nacional no Beira-Rio:
Ouça o gol de Roberto Firmino na Rádio Gaúcha:
FICHA DE BRASIL X HONDURAS
Amistoso internacional - 10/6/2015
Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Brasil 1 - Jefferson; Fabinho (A) (Marquinhos, 29'/2°), Miranda, David Luiz (Thiago Silva, int.) e Filipe Luís (A); Casemiro, Fernandinho, Willian (Douglas Costa, int.), Fred (Elias, 34'/2°), Philippe Coutinho (Neymar, int.); Roberto Firmino (Robinho, 25'/2°) (A)
Técnico: Dunga
Honduras 0 - Valladares; Leverón, Palácios (A), Beckeles e Izaguirre (Brayan Garcia, 42'/2°); Henry Figueroa, Acosta (Castellanos, 39'/2°), Garrido (Escobar, int.)
Najar (Mejia, 32'/2°); Garcia (Martinez, 37'/1°), Losano (Andino, 28'/2°)
Técnico: Jorge Luis Pinto
Gols: Roberto Firmino (B), aos 33min do 1° tempo
Renda: R$ 2.233.125,00
Público: 22.305 torcedores
Arbitragem: Gary Anthony Vargas Carreno, auxiliado por Wilson Arellano Guarachi e Edwin Paredes Villca (trio boliviano)
Próximo jogo
Copa América
Brasil x Peru
Domingo, 18h30min
Temuco - Chile
* ZHESPORTES