Tricampeão pan-americano, o gaúcho de Lajeado Marcel Stürmer conquistou na sexta-feira o seu 18º título brasileiro de patinação artística em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e em seguida anunciou a sua despedida de competições nacionais. Em postagem no seu perfil no Facebook, Stürmer afirmou que seguirá competindo pela seleção brasileira em disputas internacionais. Sua meta é ser convocado para o Pan-Americano de Toronto (Canadá), em julho, onde tentará seu quarto título consecutivo.
O patinador se tornou um dos maiores vencedores do Brasil em Jogos Pan-Americanos. Em Guadalajara (México), em 2011, passou pelo drama de ter os patins e o uniforme roubados antes da viagem. Mesmo com o susto, conquistou a medalha de ouro utilizando outro equipamento, com o qual teve de se acostumar às pressas. Em julho próximo, ele completará 30 anos, uma idade além do limite da média em que seus colegas de esporte se aposentam, aos 27 anos:
- Dentro da minha modalidade, eu fui o mais longe que poderia ir, e ainda inventei de ir mais longe ainda.
Stürmer tem treinado intensivamente na Argentina. O ambiente diferente serve para que o atleta mantenha o foco e ajude a obter inspiração. Ele salienta que tem competido com uma geração mais nova, o que torna o nível das competições ainda mais difícil.
O treinador de Stürmer, Léo Bengochea, lembra que seu pupilo tem grandes chances de ir para o Pan porque é o único que pode ser tetracampeão. Bengochea lamenta o pouco incentivo aos esportes que não são os mais populares do país, e, sobre o futuro, arremata:
- Ele tem de seguir a vida.
Ao deixar de competir no Brasil, Stürmer praticamente prepara a sua aposentadoria após uma dedicação que começou aos seis anos de idade. É que a participação em torneios internacionais normalmente depende da classificação nos nacionais.
- Não consigo botar em palavras a falta que vai me fazer - disse, sobre o momento em que deixar definitivamente as competições, e a seguir acrescentou: - Mas está com um tom de despedida essa conversa. Ainda tem muita coisa pela frente.