Mais uma cidade desbravada com título para Roger Federer. O tenista suíço, número dois do mundo, ergueu neste domingo o troféu do novo ATP 250 de Istambul, na Turquia, evento sobre o piso de saibro com premiação de 439 mil euros. Federer superou o uruguaio Pablo Cuevas, 23º colocado e terceiro favorito, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 7/6 (13/11), após 1h36min de duração.
Este se torna o 85º troféu da carreira de Federer em 128 finais e soma na Turquia seu 19º país diferente com o caneco na carreira. A conquista é também a primeira de Roger no saibro convencional desde Roland Garros em junho de 2009. De lá pra cá faturou o caneco em Madri, em 2012, mas no saibro azul. Cuevas, campeão do Brasil Open em São Paulo este ano, perde sua primeira final após três títulos no circuito.
O jogo
Federer começou quebrando no segundo game com erro do rival e foi firme em seu serviço com poucos sustos, bolas rápidas, fundas sem se incomodar. Ele fechou por 6/3 em 34 minutos.
Na segunda etapa os dois foram confirmando seus serviços até o nono game quando Roger abriu 0/40, mas não aproveitou. No tie-break Cuevas abriu uma miniquebra logo no começo, Roger logo recuperou e o natural da Basileia sacou com 6 a 4. A partir daí o jogo ficou emocionante.
Federer perdeu ambas com curta erra, erro na direita, depois Cuevas deu dupla-falta e Federer perdeu outra oportunidade e foi buscar dois set-points, um deles com voleio errado do sul-americano.
Em mais um match-point, Federer tentou swing-volley, mas tomou pancada e teve que salvar outro set-point indo pra cima até fechar com direita firme por 7/6 (13/11) para delírio do público.
*LANCEPRESS