Teliana Pereira, número 1 do Brasil e 130ª colocada do ranking mundial, mais uma vez faz história para o tênis feminino brasileiro. Neste sábado, a pernambucana se tornou a primeira nacional a alcançar a final de um WTA em simples desde Niege Dias em Barcelona, na Espanha, em 1988.
A tenista radicada em Curitiba (PR) superou a ucraniana Elina Svitolina, 27ª colocada e principal favorita ao troféu, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) 6/3 após 1h49min de duração para se garantir na decisão do torneio de Bogotá, na Colômbia. O evento tem premiação de US$ 250 mil.
Teliana, que já se tornara, em 2013, a primeira brasileira no top 100 em mais de duas décadas, garante o retorno ao grupo com a campanha e vai em busca de seu primeiro troféu diante da cazaque Yaroslava Shvedova, 75ª colocada, que ainda aguarda pela vencedora do duelo entre a colombiana Mariana Duque Marino e a israelense Julia Glushko, jogo que não terminou na sexta-feira por falta de iluminação natural.
A brasileira vem embalada pela conquista do challenger de Medellín, no mesmo país, e com a vitória na decisão deste domingo prevista para às 13h, teria também seu melhor ranking ficando colada no top 80.
O jogo
As duas fizeram um primeiro set super equilibrado com os saques dominando e sem oportunidades de quebra. No tie-break, Svitolina abriu vantagem com 5 a 2, mas Teliana foi buscar para vencer de virada após quase uma hora de duração na parcial.
Na segunda etapa a pernambucana conseguiu uma quebra cedo, abriu 3/0, manteve em 4/1, permitiu que Svitolina colasse em 4/3 com erros não-forçados, tornou a quebrar em game nervoso e definiu em outro game onde a tensão esteve estampada nas duas. A brasileira salvou quatro break-points e só fechou na quarta oportunidade com voleio perto da linha. Ela vibrou muito.
*LANCEPRESS