Santa Maria garantiu mais duas medalhas neste sábado durante o Campeonato Sul-Americano de Canoagem, que acontece na cidade de Ibarra, no Equador.
Givago Ribeiro ficou com a prata no K4 de 500 metros, acompanhado de Hans Mallmann, João Motta e Vagner Souto. A Argentina ficou com o ouro, com uma diferença de apenas 39 centésimos do barco brasileiro.
- Lideramos 90% da prova e perdemos o ouro nos metros finais. Mesmo assim, comemoramos a medalha, pois tivemos apenas três dias para entrosar o K4 e sabíamos que não seria tão fácil superar a Argentina sem muito treino - avalia Givago, que não treina com a equipe permanente da seleção em Curitiba.
Givago também ganhou bronze na disputa de 18 quilômetros da canoagem maratona no K2. Um problema no leme do barco fez com que a dupla tivesse de interromper a prova.
- Tive de me jogar na água para consertar. Acabamos perdendo tempo porque tivemos que encostar o barco na margem para trocar o leme. Mas valeu nossa luta até o fina - comemora.
O ouro e a prata ficaram, respectivamente, com Argentina e Chile.
Neste sábado, a equipe brasileira garantiu pelo menos 10 medalhas, sendo oito de ouro.
No domingo, Gilvan Ribeiro e Andrieli Estefani vão para a água do Lago Yahuarcocha novamente. Gilvan disputa a prova de 200 metros no K4, e Andrieli a prova da maratona de 15km no K2 na categoria Júnior. Os três atletas fazem parte da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), com sede no bairro Campestre do Menino Deus.
A competição termina amanhã, e na segunda-feira à tarde a delegação retorna para o Brasil.