Na cidade que tem um dos maiores contingentes militares do Brasil, um grupo de 55 soldados se prepara para uma verdadeira batalha. Mas será um confronto campal motivado por uma paixão: o esporte. Neste domingo, às 15h, contra o Juventude FA, em Caxias do Sul, o representante de Santa Maria no Gauchão de Futebol Americano, o Soldiers, parte em busca do tricampeonato estadual na modalidade (títulos conquistados em 2011 e 2013), em jogo de estreia na competição e que é eliminatório.
Leia mais notícias sobre futebol americano
Na torcida pela equipe verde e preta estará o pequeno Matheus, três anos. O menino é presença constante nos treinos no pai, Josue Schencke, que é um dos jogadores de defesa do Soldiers. E, apesar de viver no país do futebol da bola redonda, é o esporte de origem norte-americana e com bola oval que desperta o interesse do guri.
- Ele só fala nisso e tem até uma bola oval em casa. Conhece os times da NFL (liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos). Tomara que, no futuro, ele siga esse caminho. Sempre que pode, ele vai aos treinos (na UFSM). Corre o tempo inteiro por lá. É o mascote do time e o pessoal gosta bastante dele - comenta Josue, 37 anos, que é vendedor, e atleta do Soldiers há três anos.
A prova do crescimento e difusão do futebol americano no país não reflete apenas no pequeno Matheus e em outros tantos simpatizantes em Santa Maria. Conforme informação divulgada pela ESPN, principal detentora dos direitos de transmissão da NFL, houve um crescimento de 800% em audiência nos últimos três anos.
Não será fácil
Talvez o Santa Maria Soldiers enfrente o mais forte adversário do Gauchão de Futebol Americano em 2015. O Juventude FA - o tradicional clube de futebol da Serra está diversificando a sua atuação e apostando também no futebol americano -, conta com uma boa estrutura para treinos e até mesmo atletas com passagens por testes na NFL. Nada que desmotive os soldados santa-marienses, que tratam o duelo como um dos mais importantes da história de cinco anos do clube.
Recentemente, o Juventude FA comprou um campo específico para a prática da modalidade. Estrutura que pode bater na casa de R$ 1,3 milhão após concluída. O time de Caxias aposta, ainda, em um projeto de categorias de base para desenvolver o esporte e a marca da equipe no Rio Grande do Sul.
O vencedor de Juventude e Soldiers joga contra o Santa Cruz Chacais, em 12 de abril, pelas semifinais do Gauchão. Na outra semifinal, enfrentam-se Porto Alegre Pumpkins e São José Bulls, no próximo dia 19.
VEJA QUEM SÃO OS 55 JOGADORES
Quarterbacks (QBs)
Alexandre Krum
Gustavo Weschenfelder
Wagner Freitas
Wide receivers (WRs)
Alexandre Macagnan
Guilhermi Simões
Maurício Leite
Ricardo Otto Maciel
Mauricius Brazil
Thalisson Medeiros
Barth Ceccim
Rafael Portella
Douglas Gomes
Running backs (RBs)
Gonzalo Gomes
Guilherme Busanello
João Carlos Blatt
Márlon Limana
Tago Cavalheiro
Grégori Confortin
Tigh ends (TEs)
Matheus da Rosa Pinto
Mauro de Castro
Paulo Muraro
Offensive linemans (OLs)
Guilherme Kieling
Jean Ibaldo
Leonardo Chaves
Luciano Martins
Vinicius Zulian
William Oliveira
Valcir Casarin
Kicker (K)
Fabrício da SIlva
Defensive backs (DBs)
Alan Perlin de Sousa
Ben-Hur Raddatz
Carlos Henrique Pereira
Fabricio Ziegler
Gabriel Cezimbra
Higor Almeida
Jonatan Dias
Lucas Romero
Thiago Rodrigues
Torinchelli Canabarro
Rudimar Rodrigues
Giovanni Carlesso
Renan Bertollo Gomes
Linebacks (LBs)
Gabriel Giacomini Branco
João Antônio Chelotti
Ricardo Daronch
Leonam Medeiros da Silva
Lucas Knierim
Thayson Orlandi
Defensive linemans (DLs)
Josue Schencke
Leonardo Maschke
Lucas Zanon
William Freitas
William de Moraes
Italo Niederauer Lucion
Raul Sales de Oliveira
Vídeo: As diferenças do futebol americano e do rúgbi