A Sociedade Esportiva Novo Horizonte, de Santa Maria, segue exportando talentos para o mundo. Neste mês, mais duas promessas da cidade embarcaram com o sonho de serem atletas profissionais. O atacante Pedro Guilherme e o lateral-esquerdo Fernando, ambos de 15 anos, vestirão a camisa do time sub-17 do Barra FC, de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O clube catarinense foi criado por um grupo de empresários alemães (Grupo Rogon), que, ainda no ano passado, estiveram em Santa Maria para observar os jogadores do Novo Horizonte. O grupo alemão é detentor dos direitos econômicos do meia-atacante Roberto Firmino, 23 anos, que estreou com a camisa da seleção brasileira em novembro de 2014 e atua no futebol da Alemanha. Quem também faz parte da lista de jogadores representados pelo Grupo Rogon é o volante titular de Felipão na Copa do Mundo Luiz Gustavo.
- Foi uma porta que se abriu. Eu me informei como pude sobre o clube e vi que, aqui, era uma oportunidade ótima de tentar ser jogador. Me falaram que pode ser até um atalho, e resolvi apostar. É o que eu quero para minha vida (ser jogador), e as oportunidades que aparecerem eu tenho que agarrar. Quanto mais tarde ficar, mais difícil será. Tive o apoio da família e dos amigos - conta Pedro Guilherme, que foi o autor do gol do título do Novo Horizonte na Copa Coca-Cola em 2013.
Os testes físicos no Barra FC começaram nesta semana. Os dois jogadores, que são naturais de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, continuarão os estudos na cidade catarinense. Pedro Guilherme está no 2º ano do Ensino Médio, e Fernando, no 8º ano do Ensino Fundamental.
Pedro Guilherme e Fernando só irão treinar em Santa Catarina porque não tiveram aprovação final no Inter, de Porto Alegre, parceiro contratual do Novo Horizonte.
Segundo o coordenador do Novo Horizonte, Guilherme Ruy, os alemães perceberam em Santa Maria uma mina de ouro em novos talentos.
- Os empresários estão montando uma grande estrutura no Brasil (com sedes em Porto Alegre e Santa Catarina). Compraram o Firmino no Avaí por R$ 3 milhões e, agora, ele valorizou. Olharam os guris de Santa Maria, gostaram deles e quiseram investir - explica Guilherme.
No último domingo, o Novo Horizonte enviou mais três jogadores para o Inter-PA: Eduardo Tanque, 13 anos, Felipe, 12, e Matias, 12. E como a nova safra de atletas do Novo Horizonte é promissora, o clube deve montar uma equipe sub-17 para a temporada 2015.