Os holofotes, mais uma vez, estão apontados para Anderson Silva. Com o retorno de um dos maiores campeões do UFC, uma polêmica. Spider venceu por unanimidade o americano Nick Diaz, no último sábado, em Las Vegas. Mas também testou positivo para uso de anabolizantes em um exame antidoping realizado no dia 9 de janeiro, antes do UFC 183. Possibilidade que Luiz Dórea, ex-pugilista e integrante da comissão técnica de Anderson Silva, rechaça.
- Não acredito nisso. Sempre foi um exemplo de atleta. É um exemplo dentro e fora do octagon - disse o treinador, já de volta a Salvador, depois de quase dois meses ao lado de Spider.
Vitória de Anderson Silva será anulada, diz comissão a jornal
Dórea soube da polêmica já no Brasil. Ouviu do próprio Anderson, por telefone, a tristeza pelo ocorrido e a diz ter reforçado uma certeza: ele não se dopou.
O treinador conversou com Zero Hora por telefone na quinta-feira. Confira trechos da entrevista:
Como foi toda a preparação para o retorno de Anderson Silva?
Eu estava com o Cigano e, depois, assumi o Anderson. Ele estava treinando bem, tranquilo, muito motivado. Já peguei ele em uma condição boa. Trabalhamos fundamentos. Sempre foi um lutador que movimenta muito as pernas. Trabalhei bem a guarda. E ele fez exatamente tudo que trabalhamos taticamente.
Vocês já previam que Nick Diaz usaria da provocação para afetar o psicológico do Spider?
Trabalhei muito com ele a parte psicológica. Existe uma confiança mútua. Anderson estava muito motivado, isso é mais importante. Estava voltando no mesmo lugar que, há um ano, ele se machucou gravemente. Nós, desde o início, passamos muita segurança. Toda a comissão técnica estava pronta para isso, e conseguimos. É a forma como ele luta, como faz. Faz para atingir o adversário. Sabíamos que ele tinha essa fórmula de lutar. Anderson estava blindado.
No retorno ao octógono, Anderson Silva vence por unanimidade
Anderson não voltou de forma apoteótica. Isso também foi pensado?
Você sempre trabalha pra cinco rounds. Ele estava preparado fisicamente, psicologicamente. Colocamos isso em pauta. Anderson venceu bem. Foi 100% efetivo, não levou golpes contundentes.
A luta de Anderson Silva e Nick Diaz pode ser definida como "sem resultado" em função do possível doping do brasileiro. Chegou a conversar com o Spider depois da polêmica?
Eu não gostaria de falar sobre esse assunto. Mas eu não acredito. Anderson sempre foi um exemplo de atleta. Acho que ele jamais faria isso, é um exemplo. Falei com o Anderson por telefone. Ele está tranquilo, consciente. Está muito triste com isso. Eu, particularmente, não acredito.
Anderson Silva é pego no antidoping por uso de anabolizante
No intervalo de cada round da luta de sábado passado, Anderson perguntava a sua opinião sobre o desempenho no octógono. Como é a relação de vocês?
É uma relação de confiança. Ele me delegou poder. Disse que estava muito seguro, sempre com um respeito muito grande. Anderson é um supercampeão, sempre com humildade. Delegou poder e tudo o que foi planejado, fez com muita humildade. Graças a Deus, estamos felizes com isso. Sou uma pessoa abençoada.
*ZHESPORTES