Antônio Pezão e Frank Mir lutariam no UFC 184, em Las Vegas. Quando Glover Teixeira se machucou e precisou ser retirado da luta contra Rashad Evans, o combate entre os pesados se tornou o evento principal do UFC Fight Night 61, a primeira visita da maior organização de MMA do mundo a Porto Alegre. Pezão e Mir, ambos com 35 anos, têm uma longa história no esporte, mas vivem um momento de instabilidade.
Antônio Pezão Silva
Pezão iniciou a carreira profissional em 2005, em um evento chamado UKMMAC, na Inglaterra. Rodou por eventos menores e venceu as primeiras sete lutas da carreira até perder para Eric Pele no BodogFight. Depois, foram outras seis vitórias em sequência que o colocaram no Strikeforce, antiga organização filiada ao UFC.
Na estreia, perdeu para Fabrício Werdum. Chegou a derrotar o lendário Fedor Emelianenko, um dos grandes nomes da história do MMA, no que é considerado o seu maior feito no esporte. Encerrou sua passagem pelo Strikeforce com uma derrota para Daniel Cormier.
Antônio Silva chegou ao UFC em maio de 2012 e perdeu para Cain Velásquez por nocaute. Em seguida, venceu Travis Browne e Alistair Overeem para ter uma revanche com Velásquez - desta vez, pelo cinturão dos pesados.
Pezão perdeu mais uma vez e caiu no ranking da categoria, dando início a uma fase difícil na carreira. Sete meses depois, empatou com Mark Hunt em uma luta histórica na Austrália - no entanto, caiu no exame antidoping e a luta ficou como "sem resultado" para o brasileiro.
A última vez que Antônio Silva entrou no octógono foi - assim como no próximo domingo - para fazer a luta principal de um evento no Brasil. Em setembro, em Brasília, Pezão acabou nocauteado pelo ex-campeão do UFC Andrei Arlovski.
O brasileiro tem 18 vitórias, seis derrotas e uma luta sem resultado na carreira - (2-3-1NC no UFC).
Frank Mir
Frank Mir é mais experiente e começou a carreira profissional em 2001. Depois de duas vitórias em eventos menores, logo entrou para o UFC - onde estreou em novembro do mesmo ano.
A rápida ascensão parou na quinta luta, quando acabou derrotado por Ian Freeman. Mas logo Mir voltou a embalar uma boa sequência, derrotando Tank Abbott, Wes Sims (duas vezes) e Tim Sylvia, conquistando o cinturão do UFC em junho de 2004.
No entanto, um grave acidente automobilístico o tirou de ação por quase dois anos. Como consequência, foi destituído do posto de campeão. E o retorno foi instável. Perdeu para Márcio Cruz, venceu Dan Christison e foi derrotado por Brandon Vera.
Mir retomou o caminho das vitórias e chegou ao título interino ao bater Minotauro Nogueira em dezembro de 2008, mas perdeu para Brock Lesnar, o campeão linear da época.
O veterano ainda teve uma nova chance de título em maio de 2012, mas foi nocauteado pelo então campeão Júnior Cigano dos Santos. A derrota deu início à pior fase do lutador na carreira - em seguida, foram novas decepções nas lutas contra Daniel Cormier, Josh Barnett e Alistair Overeem.
Frank Mir tem 16 vitórias e nove derrotas na carreira (14-9 no UFC).
*ZHESPORTES