A comunidade do surfe brasileiro amanheceu em choque com a notícia de que o surfista profissional Ricardo dos Santos, o Ricardinho, foi baleado na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, por volta das 9h desta segunda-feira, perto da sua casa.
::: Surfista catarinense Ricardo Dos Santos é baleado na Guarda do Embaú
::: No circuito mundial desde 2008, Ricardinho já venceu Slater no Taiti
O campeão mundial Gabriel Medina publicou no início da tarde uma mensagem de apoio ao surfista, demonstrando sua tristeza com o ocorrido e lhe desejando uma boa recuperação.
Medina se junta a outros surfistas da elite mundial que, desde o começo da manhã, começaram uma corrente de mensagens positivas pela recuperação de Ricardinho.
Perto de completar 25 anos, em maio, o catarinense participa de competições oficias da Liga Mundial de Surfe (antiga ASP) desde 2008, tendo surfado em sete etapas do Circuito Mundial (WCT), além de inúmeros eventos da Qualifying Series (torneio classificatório).
Alejo, Mineirinho e mais
O também catarinense Alejo Muniz, 26º colocado no ranking mundial, foi o primeiro a postar uma mensagem para Ricardinho nas redes sociais esta manhã:
- Galera quero pedir a todos para REZAREM pelo meu irmão @ricardosantos90 hoje derem 2 tiros neles, te amo irmão e vamos sair dessa logo / please everyone lets PRAY for @ricardosantos90 he got shot this morning, love you my bro and let's get better soon - escreveu Alejo em sua conta no Instagram.
Pouco depois, foi a vez de Adriano de Souza, o Mineirinho, top-10 do surfe mundial e um dos principais nomes da atualidade, publicar no Facebook um pedido de oração para Ricardinho.
Post by Adriano de Souza.
Outros dois integrantes da Braziliam Storm (Tempestade Brasileira), geração de surfistas que tem impressionado mundo afora, Miguel Pupo e Filipe Toledo também se manifestaram e pediram uma corrente positiva pela recuperação de Ricardinho.
- Força Tortuga ( @ricardosantos90 ) Que Deus esteja com vc e que tudo dê certo!!! #vamostodosrezar #deusnocomando - escreveu Pupo.
Post by Filipe Toledo.
Entenda o caso
Segundo informações dos bombeiros, por volta das 9h da manhã desta segunda-feira, Ricardinho foi atingido por três tiros e encaminhado pelo helicóptero Arcanjo para o Hospital regional de São José.
Locais relataram ao major Kemper, do Batalhão do Operações Aéreas, que o surfista estaria a caminho da praia quando avistou três pessoas fazendo uso de entorpecentes próximo a um Citroen C3, com placas de Joinville. Ricardinho teria pedido que eles não fizessem aquilo ali por se tratar de um ambiente familiar.
Os três entraram no veículo, atiraram contra o surfista e fugiram. Os tiros atingiram a região do tórax, possivelmente perfurando o pulmão do surfista. Quando o helicóptero chegou no local, ele ainda estava consciente, mas já bem desorientado.
Publicação no perfil de Ricardo Dos Santos no Facebook: