O highliner catarinense Rafael Bridi bateu o recorde nacional de uma travessia de highline nesta quinta-feira ao completar os 100 metros de fita estendida a 60 metros de altura no Maciço das Prateleiras do Parque Nacional de Itatiaia (RJ-MG), a 2400 metros de altitude. A marca supera o recorde de 92 metros, também de Bridi, realizado na Itália.
::: Leia mais sobre esportes de aventura no Aventura SC
::: Confira materia especial sobre Highline
A equipe formada por Bridi, pelos atletas do Rio de Janeiro Allan Pinheiro e Gabriel Aglio, e pelo paulista Vinícius Goulart, trabalham na produção de um documentário na região de Visconde de Mauá e o Parque Nacional de Itatiaia e logo na primeira travessia montada, conseguiram proporcionar a estrutura para estabelecer o recorde.
Na primeira tentativa, Rafael Bridi cruzou a fita com duas quedas durante o percurso. Mas na segunda, no sentido contrário ao da primeira, conseguiu percorrer os 100 metros de extensão sem quedas sobre a fita de 2,5 centímetros de largura. Bridi batizou a travessia de "Se venx venx se não ficax oh".
- O nome veio em homenagem a cidade que eu nasci e vivo e também por gostar muito da cultura local e valorizar os ensinamentos e belezas de nossa de Florianópolis - explicou o atleta.
A medida da distância entre os dois pontos é feita com base na extensão do equipamento dos atletas previamente medido e conhecido. Também é importante a presença de testemunhas. Vale lembrar que não há competições em relação a percorrer a maior distância sobre uma fita de highline. O recorde mundial pertence ao alemão Alexander Schulz, 23 anos, que atravessou 375 metros de comprimento de uma fita, a 100 metros de altura, em Yangshuo, na China.
Dados da Linha:
Nome: Se venx venx se não venx ficax oh
Parque Nacional de Itatiaia - Maciço das Prateleiras - Município de Resende (RJ)
Altura: 60 metros
Altitude: 2.400 metros
Fita: T-18 MK II Balance Community
Backup: 9mm de corda estática da edelrig
Ancoragens Naturais
Veja vídeo do Aventura SC sobre o Highline em Santa Catarina