O futebol costuma desafiar a lógica e, por isso mesmo, é sempre arriscado fazer previsões a respeito do que vai acontecer em cada ano. Ainda assim, mães e pais-de-santo, babalorixás, tarólogos e astrólogos costumam consultar os astros para saber o que esperar no esporte. Só que nem sempre isso funciona.
Dívida na Inglaterra pode trazer volante Sandro de volta ao Inter
Com "valor de mercado", Kleber e Marcelo Moreno têm futuro incerto
A dupla Gre-Nal, por exemplo, foi alvo de diversas previsões para 2014, e se algumas delas se provaram corretas, outras acabaram falhando ao projetar as expectativas de Grêmio e Inter. Veja o que os astros, cartas e búzios diziam que aconteceria com a Dupla - e o que efetivamente houve em campo.
João Bidu - astrólogo
O astrólogo João Bidu conta com um canal no YouTube em que divulga seus vídeos, com previsões sobre diversos assuntos. Em dezembro de 2013, ele falou sobre o que os clubes do futebol brasileiro poderiam esperar do ano que se encerra nesta quarta-feira.
Sobre o Inter, Bidu afirmou que o clube poderia se dar bem ao contratar jogadores estrangeiros e brasileiros que estivessem no exterior. A previsão foi confirmada com a afirmação de Aránguiz, principal reforço do clube em 2014. Além disso, Nilmar veio no final da temporada e foi muito comemorado pela torcida. Porém, a expectativa para o segundo semestre, de que o time iria "deslanchar", acabou não se tornando realidade.
Já o Grêmio acabou tendo um ano bem diferente do previsto pelo astrólogo. Bidu disse que o Tricolor teria muitas vitórias no primeiro semestre e que tudo seria diferente na segunda metade do ano, por conta do inferno astral de Virgem, "signo" do clube - que comemora aniversário em 15 de setembro. Na verdade, foi bem o contrário: um primeiro semestre ruim, e um segundo de recuperação. Além disso, as conquistas internacionais não vieram para a Arena.
Pai Paulinho do Xoroque - búzios
Pai-de-santo de Porto Alegre, Paulinho do Xoroque falou com o programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, e leu o que os búzios tinham a dizer sobre a Dupla. Para o Inter, a expectativa era de um ano de transição e transformação - o que aconteceu no final do ano, com a vitória de Vitorio Piffero na eleição presidencial do clube.
O Grêmio, por sua vez, teria um ano de revelações, transparência e vitórias. A realidade, porém, não foi bem assim: o clube, afinal, ainda não explicou como anda realmente a questão de compra da Arena, e as vitórias escassearam bem na hora quente do Brasileirão.
Mãe-de-santo Heloísa de Oxum - búzios
Consultada pelo jornal Independente, de Lajeado, a mãe-de-santo Heloísa de Oxum tinha boas previsões para os gremistas. Segundo ela, o Grêmio iria se destacar em comparação ao Inter, com um ano de "ascenção". No campo, porém, o Tricolor não fez por merecer a confiança dos búzios. O clube falhou no Gauchão, na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão.
Eunice da Rocha - tarô
Cartas do tarô também tentaram traçar os rumos de Grêmio e Inter na temporada que passou
Foto: Charles Guerra/Agência RBS
Também consultada pelo jornal Independente, a terapeuta espiritual Eunice da Rocha recorreu ao tarô para ver o futuro de Grêmio e Inter. Segundo ela, as cartas indicavam ao Tricolor a "interferência de uma mulher", com um estresse muito grande com a diretoria e um período "muito enrolado" até a metade do ano. Apesar da eliminação na Libertadores, não houve tanto estresse assim, não é mesmo?
Para o Inter, a leitura das cartas mostrava um "corte" muito grande, e uma "tentativa de aliança muito forte". Nenhum dos casos acabou se realizando.
Paulinho do Xangô - búzios
O babalorixá Paulinho do Xangô falou ao Jornal das Missões, de Santo Ângelo, foi outro a consultar os búzios para prever a temporada 2014 da dupla Gre-Nal. E também não conseguiu acertar totalmente o que efetivamente ocorreu neste ano. Segundo ele, o Grêmio seria o campeão do Gauchão, que foi conquistado pelo Inter, e teria destaque no Brasileirão assim como o Colorado. Mas Paulinho do Xangô acertou ao falar que o Tricolor "não teria êxito na Libertadores".