O término da temporada se aproxima e a pergunta aparece: quais são as probabilidades de vagas para a Taça Libertadores da América de 2015? Teremos G-3, G-4, G-5 ou G-6? A Central de Esportes da Rádio Gaúcha explica.
Anualmente, os times brasileiros têm direito a cinco vagas na Libertadores. Três diretas e duas indiretas (que levam para a Pré-Libertadores). O campeão da Copa do Brasil vai direto para a Libertadores (sem exceção). O campeão e vice do Campeonato Brasileiro também. As dúvidas começam a surgir nas vagas indiretas.
Uma das vagas indiretas é fixa: sempre pertence ao Brasileirão. A outra é móvel. Afinal, se um brasileiro for campeão da Copa Sul-Americana, o 4º colocado do Brasileiro perde a vaga indireta, que vai para quem levantar a taça da competição internacional. O torcedor gremista vai lembrar da seguinte situação: em 2010 torceu contra o Goiás na Sul-Americana. Se os goianos, que na época tinham Rafael Moura, fossem campeões, retirariam a vaga gremista conquistada no torneio nacional. Veja algumas das possibilidades que temos em 2014:
G-4
É a situação natural. Um time que não disputa a ponta de cima do Brasileirão vence a Copa do Brasil (no caso atual, Santos ou Flamengo) e o Campeonato Brasileiro fica com um G-4 natural.
G-3
Santos ou Flamengo conquistam a Copa do Brasil e São Paulo conquista a Sul-Americana. Neste caso, restariam apenas três vagas (duas indiretas) para o Brasileirão.
G-5
Cruzeiro ou Atlético-MG - que atualmente disputam a ponta do Brasileiro - conquistam a Copa do Brasil e o São Paulo é eliminado da Sul-Americana. Neste caso, os mineiros já teriam uma vaga garantida na maior competição da América e empurrariam uma vaga indireta para a Libertadores para o 5º colocado do Brasileiro.
G-6
Esta possibilidade não existe em 2014. A Conmebol só libera uma sexta vaga para a Libertadores da América caso o Brasil tenha um campeão da última edição. Como sabemos, o San Lorenzo, da Argentina, é o atual campeão. Ou seja, o Brasil vai ter de se contentar com as suas cinco vagas.