O paulista Marcelo Zormann, atleta do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), e o gaúcho Orlando Luz, conquistaram mais um título inédito para o esporte brasileiro. Na manhã deste domingo, Marcelo e Orlandinho conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. Na partida final da competição de duplas masculinas no tênis, eles venceram os russos Andrey Rublev e Karen Khachanov por 7/5, 3/6 e 10-3. Em julho, a parceria brasileira sagrou-se campeã do torneio juvenil de Wimbledon.
- Estamos muito felizes e emocionados. O ouro olímpico é a nossa maior conquista - exaltou Marcelo, logo depois de deixar o pódio.
Marcelo Zormann e Orlando Luz, a dupla cabeça de chave número 2 do torneio olímpico, souberam superar um momento muito difícil na partida, quando perdiam por 5/2 no primeiro set.
- Eles [os russos] começaram um pouco melhor do que nós. Mas, aos poucos, nós encaixamos o nosso jogo, conseguimos quebrar o saque deles e vencer o primeiro set - disse Marcelo, paulista de 18 anos. O gaúcho Orlando Luz, que conquistou a medalha de prata na chave de simples, tem 16 anos.
Para chegar ao ouro olímpico nos Jogos da Juventude, Marcelo Zormann e Orlando Luz ganharam dos australianos Harry Bourchier e Marc Polmans por 6/4, 1/6 e 10-7, na primeira rodada; eliminaram os peruanos Nicolas Alvarez e Juan Jose Rosas por 6/4 e 7/6 (5), nas quartas de final; derrotaram os japoneses Ryotaro Matsumura e Jumpei Yamasaki por 6/1 e 6/2 nas semifinais; e venceram os russos.
Os tenistas brasileiros estão acompanhados pelo técnico Luiz Peniza, do IGT. Nesta segunda-feira, a equipe viaja para Nova York, onde disputará o torneio juvenil do Aberto dos Estados Unidos, o quarto Grand Slam da temporada, a partir de 31 de agosto.
- Vou aproveitar a semana para treinar bem e dar o meu melhor no US Open - assegurou Marcelo Zormann.
*ZHESPORTES