Um dos atletas mais vencedores da história do Brasil se aposentou. O ponta Giba, campeão olímpico em 2004, deixa as quadras após uma trajetória recheada de conquistas.
Aos 37 anos, o paranaense se despede do vôlei após conquistar três títulos mundiais, oito Ligas Mundiais e duas medalhas de prata olímpicas, além do ouro em Atenas. Em 2006, foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada.
Giba começou a carreira no início dos anos 1990, defendendo o Círculo Militar do Paraná. Rodou por várias equipes brasileiras e firmou-se como uma das referências da geração que sucedeu o time campeão olímpico de 1992. Em 2000, disputou sua primeira Olimpíada, em Sydney.
Leia mais notícias de esportes
Foi a partir de 2001, porém, que iniciou seu ciclo vitorioso na seleção brasileira, a partir da chegada de Bernardinho ao comando técnico. Líder de uma equipe que dominou o vôlei mundial na última década, Giba aventurou-se na Europa, onde atuou por times da Itália e Rússia. Seu último clube, já neste ano, foi o Al Nasr, dos Emirados Árabes.
- Tenho a sensação do dever cumprido - disse o agora ex-jogador ao Jornal Nacional, da TV Globo.