Brasil e Colômbia se enfrentam pela primeira vez numa Copa do Mundo na sexta-feira (3). As duas seleções já fizeram 25 confrontos. Uma história longa, que começou em 1945, mas que teve quase sempre o Brasil como vencedor.
De 1945 até 1977, o Brasil sequer empatou com a Colômbia. O primeiro empate foi pelas Eliminatórias para a Copa de 1978, 0x0 em Bogotá. A primeira derrota foi em 1985. Também em Bogotá, a Colômbia venceu o Brasil por 1x0. A Seleção Brasileira era treinada por Evaristo de Macedo.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Confira a repercussão internacional do Mundial no RS
Valeu, Porto Alegre: veja 15 momentos da Copa na Capital
A segunda derrota foi em 1991, pela Copa América. Em Viña Del Mar, no Chile, os colombianos fizeram 2x0 na seleção brasileira.
Em 69 anos de confrontos, são 25 jogos, com 18 vitórias brasileiras, 8 empates e 2 derrotas. O Brasil fez 55 gols, contra 11 gols feitos pela Colômbia.
Na última partida entre as duas seleções, Brasil e Colômbia empataram por 1x1, em amistoso disputado nos Estados Unidos. Neymar fez o gol do Brasil e Cuadrado o gol da Colômbia. Uma curiosidade: nos últimos quatro confrontos, quatro empates. A última vitória brasileira foi em 2003, em Barranquilla, por 2x1, com gols de Ronaldo e Kaká. Ángel fez o gol colombiano.
Vários jogadores que entrarão em campo na sexta estiveram no último confronto entre as duas seleções. Pelo Brasil: Daniel Alves, Thiago Silva, Paulinho, Ramires, Oscar e Neymar. Pela Colômbia atuaram Ospina, Cuadrado, Yepes, Armero, Sánchez, James Rodríguez e Jackson Martínez. O técnico colombiano era José Pekerman, mas Mano Menezes comandava a seleção brasileira.
Confira como foi o último jogo entre Brasil x Colômbia:
14/11/2012 – BRASIL 1 x 1 COLÔMBIA
Local: Met Life Stadium (East Rutherford, MA, USA)
Árbitro: Mark Geiger (USA)
Gols: Cuadrado (COL) e Neymar (BRA)
* Neymar perdeu um pênalti
Brasil – Diego Alves; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Castán (Fábio Santos); Paulinho, Ramires; Oscar (Giuliano), Kaká e Thiago Neves (Lucas); Neymar. Técnico: Mano Menezes
Colômbia – Ospina; Cuadrado, Mosquera, Yepes e Armero; Sánchez, Valencia, Macnelly Torres (Aldo Leao Ramirez) e James Rodríguez; Jackson Martinez e Falcao Garcia. Técnico: José Pekerman