A Holanda precisou dos pênaltis para vencer a Costa Rica na última das quartas de finais da Copa de 2014. O jogo que ocorreu na Fonte Nova terminou em 0 a 0 no tempo normal. Nas penalidades o goleiro holandês, Krul, que entrou só para a disputa final foi herói. Mesmo assim, o time caribenho saiu muito aplaudido de campo principalmente pela atuação do goleiro Keylor Navas que evitou a derrota de seu país no tempo normal. A Holanda encara a Argentina na próxima quarta-feira em uma das semifinais do torneio.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Confira a repercussão internacional do Mundial no RS
Valeu, Porto Alegre: veja 15 momentos da Copa na Capital
Navas, o goleiro da Costa Rica, brilhou o jogo inteiro. Van Persie, Robben e Sneijder pararam nas mãos do goleiro várias vezes. Mesmo com a Holanda atacando muito, a defesa costa-riquenha não era vazada. Nos contra-ataques, Campbell e Bolaños não conseguiam assustar o goleiro Cillessen.
Na prorrogação a Costa Rica até assustou, mas as melhores chances foram da Holanda, que colocou bola no travessão de Navas. Nos minutos finais da partida, Van Gaal trocou seu goleiro para a disputa das penalidades. A estratégia deu certo, Krul pegou o pênalti de Bryan Ruiz e o de Umaña, colocando seu país na semifinal.
O jogo
O jogo já começou com a Holanda dominando as ações ofensivas. Nos contra-ataques a Costa Rica tentava surpreender como aos 17 quando Bolaños lançou Campbell e Cillessen defendeu. Aos 21, Van Persie chuta forte, Navas defende, no rebote Sneijder tem a chance mas Navas salva mais uma vez. Aos 28, Ruiz recua mal, Van Pesie lança Depay que dá no gol e Navas salva com o pé. Aos 38, Sneijder cobra falta no canto do gol e Navas voa para defender.
Na segunda etapa, o cenário seguiu com a Holanda no ataque. Em cobrança de falta aos sete minutos, Robben rolou para Sneijder chutar por cima. Aos 16 a Costa Rica chegou, também em uma falta, cobrada por Bolaños pra fora. Campbell foi sacado do time. Ureña foi pro jogo. Na Holanda Lens entrou no lugar de Depay. Aos 36, falta pra Holanda. Sneijder cobra na trave! Aos 38, bola na área da Costa Rica, Van Persie dá no gol e Navas salva. Aos 42 minutos, Sneijder fez grande jogada lançou na área e Van Persie errou em bola já dentro da pequena área. Aos 47, Van Persie cobrou falta e Navas pegou. Um minuto depois, o centroavante teve nova chance, sem goleiro e Tejeda salvou em cima da linha.
Prorrogação
Aos três minutos, Vlaar cabeceou dentro da área e Navas voltou a aparecer para salvar a Costa Rica. Nos minutos seguintes, pressão holandesa que parou sempre em Navas. Pra segunda etapa, Huntelaar foi pro jogo no lugar de Martins Indi. A Costa Rica, chegou com perigo aos 11 minutos, Bolaños bateu e Cillessen defendeu. Aos 13, Sneijder arriscou de fora da área, a bola explodiu no travessão. No final da partida, a Van Gaal colocou o goleiro Krul no lugar de Cillessen, para a disputa de pênaltis.
Pênaltis
Borges bateu e fez 1 a 0. Van Persie bateu e empatou, 1 a 1. Bryan Ruiz bateu e Krul pegou, seguiu o 1 a 1. Robben bateu e fez o 2 a 1 para a Holanda. Gonzales bateu e empatou, 2 a 2. Sneijder bateu e fez, 3 a 2 pra Holanda. Bolaños bateu e empatou, 3 a 3. Kuyt bateu e fez o 4 a 3. Umaña bateu e Krul defendeu garantindo a classificação.