Trilhas
Tem muito artista faturando com músicas indicadas por jogadores da Seleção Brasileira nesta Copa. Primeiro foi Daniel Alves citando o Grupo Revelação e o samba “Tá Escrito” como tema do vestiário e da batucada no ônibus da delegação. Depois Hulk prometeu dançar o funk “Gostosão do Momento” de seu amigo Yegor Gomez. Agora sai, via assessoria de imprensa da banda, uma notícia de que Neymar adora ouvir as músicas do grupo de rap “Ao Cubo”. A nota diz que o jogador certa vez, quando jogava no Santos, até pediu uma música dos artistas que são seus amigos – participou inclusive de um clip da banda - após um clássico contra o São Paulo. O certo é que, diferente de seus colegas, Neymar nunca falou nada sobre o assunto na Seleção, dando toda a pinta que tem gente querendo tirar uma casquinha de sua fama.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Clima
Tendo sua primeira decisão pela frente na Copa, a Seleção Brasileira se apresenta nesta quinta-feira no final da manhã. O almoço será em Teresópolis e à tarde haverá treinamento na Granja Comary. Felipão admitiu a possibilidade de mudar a equipe e isto já gera especulações, sendo o nome de Paulinho o mais cotado para sair. Após o treino, haverá entrevista coletiva com um entrevistado a ser determinado pela assessoria de imprensa. Mesmo na liderança do grupo e tendo sua situação sob controle para se classificar, a julgar pela atitude de Felipão após o jogo do México, é quase certo que diminuirão as risadas e as brincadeiras na Comary.
Conhecidos
O diagnóstico foi do lateral Marcelo. “De um ano para cá nosso time ficou mais conhecido, e os adversários estão dificultando muito para nós”. Luiz Felipe Scolari já garantiu que há o chamado “plano B” ou até o “c” para criar um novo jeito de jogar de sua equipe. Para o decorrer das partidas ele também admite improvisar, com algo que nem foi treinado. Do que foi praticado nos treinos até agora, a mudança mais radical foi quando ele colocou Henrique como terceiro zagueiro, algo parecido com o que fez em 2002 com Edmílson.
Retrospecto
Passando para as oitavas-de-final, o Brasil pegará obrigatoriamente um adversário conhecido do mundial de 2010. A Holanda foi o carrasco nas quartas-de-final, vencendo por 2 x 1. Antes, porém, os brasileiros já haviam vencido os chilenos nas oitavas por 3 x 0. Nesta fase, aliás, Brasil e Chile se enfrentaram na Copa de 1998 na França, com outra vitória brasileira com larga margem: 4 x 1. Contra os holandeses nunca houve confronto em oitavas-de-final.
Ligados
Alexandre Gallo estava no Maracanã e conferiu a vitória chilena sobre a Espanha. O observador da Seleção Brasileira deve passar nesta quinta a Luiz Felipe seu relatório sobre o Chile. Felipão também espera as observações de Roque Júnior. O ex-zagueiro era o encarregado de cuidar do próximo adversário brasileiro, a República de Camarões. Independente de seus olheiros, Felipão e seu assistente Murtosa também estiveram atentos aos jogos, mesmo na folga.
Roupa
O Brasil vai de traje campeão contra Camarões na próxima segunda-feira. A FIFA determinou que o uniforme brasileiro seja o mesmo da final da Copa das Confederações contra a Espanha no ano passado com a camisa amarela, calções e meias brancos. O goleiro Júlio César estará todo de cinza. Os camaroneses terão camisas verdes e calções e meias vermelhos.
Taça do Mundo – Arjen Robben – Atacante holandês mais uma vez foi escolhido o melhor em campo em vitória de sua seleção. Fez outro golaço após uma arrancada do campo de defesa e é, por enquanto, a maior individualidade do mundial.
Troféu Abacaxi – Espanha – Com duas derrotas, campeã do mundo deu adeus ao mundial antes mesmo do terceiro jogo, um fiasco para quem era favorita natural ao título.