CBF-SP
A CBF vem passando por uma transição desde que José Maria Marin assumiu a presidência, Aos poucos o número de paulistas trabalhando na entidade vem aumentando e isto deve se acentuar com a posse de Marco Polo Del Nero. A chamada “paulistização” está tirando espaço dos cariocas que sempre foram maioria nas áreas diretivas e administrativas. Um exemplo é a especulação sobre um novo técnico após a Copa, caso Felipão não queira permanecer. Ele terá obrigatoriamente a vivência do futebol de São Paulo. A própria área da comunicação, comandada há 12 anos pelo assessor Rodrigo Paiva pode sofrer alterações. Uma frase que circula entre os cariocas diz que “Marin e Del Nero só não vão mudar a sede da CBF para São Paulo porque ela foi recém inaugurada no Rio.”
Fechado
“Eu não sou bravo, apenas sou sério na hora do jogo.” Esta foi a defesa do volante Luiz Gustavo quando perguntado sobre sua personalidade muitas vezes casmurra quando atua. A comparação foi com atletas bem mais extrovertidos como Neymar ou Ronaldinho que são vistos constantemente sorrindo durante as partidas. O jogador garantiu que é muito brincalhão fora das quatro linhas, seja no grupo de jogadores como em família, pela qual é conhecido como Guga.
Sentinela
Um som reverenciado como símbolo e bem peculiar da natureza no Rio Grande do Sul é muito ouvido na Granja Comary: o canto dos quero-queros. São muitas aves que habitam o local e que se valem dos gramados do centro de treinamentos para se estabelecerem. Com muita chuva na tarde de terça-feira, um desgarrado errou o voo e entrou no Centro de Imprensa. Durante alguns minutos o som foi ensurdecedor.
De leve
O último treino na Granja Comary teve até substituição de gramado. Programado para acontecer no campo principal do centro de treinamento, o trabalho passou para o suplementar, uma vez que a chuva intermitente prejudicou o piso e a grama alta reteve água. A bola não rolava direito. No chamado Campo 2 aconteceu um mini-coletivo no qual as divididas pareciam proibidas. A preservação não evitou que Hulk pedisse para sair mais cedo, causando suspense e preocupação.
Chamado
A Fifa fez valer a autoridade e Neymar estará na entrevista coletiva junto com Felipão na véspera da abertura da Copa. Normalmente é o capitão do time que acompanha o técnico nestas ocasiões, mas como o craque é um dos maiores garotos-propaganda do mundial pelo mundo, acabou convocado. Serão aproximadamente 30 minutos para ele e para o técnico responderem perguntas antes do último treino no Itaquerão.
Japa
Não causou nenhuma reação mais forte na Seleção Brasileira a escalação do japonês Yuichi Nishimura, de 42 anos para apitar Brasil x Croácia. Há quatro anos ele dirigiu o jogo entre Brasil e Holanda na África do Sul, quando os holandeses ganharam por dois a um eliminando os brasileiros. Naquele jogo Felipe Melo foi expulso depois de uma jogada muito violenta sobre Sjneider. O técnico da época, Dunga, criticou muito aquela arbitragem. Os assistentes também são japoneses Toshiyuki Nagi e Toru Sagara. O quarto e o quarto árbitro será o iraniano Alireza Faghani.