Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, foi um dos maiores ídolos da história do Internacional. Nascido em Goiânia e revelado pelo Goiás, foi no Sul que o jogador viveu suas maiores glórias.
Com a camisa 10, marcou o gol 1000 da história do clássico Gre-Nal já na sua estreia pelo Inter, em 2004, e caiu nas graças da torcida. Campeão da Libertadores da América pelo clube gaúcho em 2006, levantou a taça como capitão colorado, sendo decisivo na final contra o São Paulo. Depois, ainda veio o título do Mundial de Clubes da Fifa, o maior da história do Inter. Os títulos do Gauchão (2005 e 2008) e da Recopa (2007) também fazem parte da sua trajetória no clube.
Em 2008, foi anunciada a sua transferência para o Al-Gharafa. Fernandão foi, prometendo voltar. Em 2011, ele retornou ao clube como dirigente e, no ano seguinte, em julho, foi anunciado como treinador colorado, onde permaneceu até novembro daquele mesmo ano. Era sua primeira experiência como técnico.
Fernandão morreu na madrugada deste sábado (7), aos 36 anos, na queda de um helicóptero. O acidente ocorreu por volta de 1h30, na cidade de Aruanã, em Goiás.
O jogador atuou em 190 partidas e marcou 77 gols com a camisa colorada.
Relembre o primeiro gol de Fernandão com a camisa do Inter:
Em abril, Fernandão concedeu entrevista ao programa Show dos Esportes, da rádio Gaúcha, e falou sobre sua história no Inter. Ouça: