Um jogo de muitas faltas e recheado de polêmica. Esse foi o clássico Itália e Uruguai na Arena das Dunas, em Natal, que resultou na eliminação dos italianos e na classificação dos uruguaios. No primeiro tempo, os italianos que precisavam apenas do empate, formaram uma linha defensiva muito eficiente, evitando o avanço do ataque uruguaio. Prenderam muito a bola e valorizavam cada queda de jogador no gramado.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
No segundo tempo, o jogo virou após a expulsão do volante italiano Marchisio. Os uruguaios avançaram mais, até que o gol aconteceu. Aos 36 minutos, um escanteio cobrado por Ramírez na área de Buffon e a cabeçada meio de ombro do zagueiro Godín para o fundo das redes.
O lance polêmico do jogo ficou por conta do atacante uruguaio Luis Suárez, que deu uma “dentada” no zagueiro italiano Chielini numa disputa de bola na área da Itália. Os italianos reclamaram, mas o juiz não marcou falta ou sequer quis olhar a marca dos dentes deixada no ombro do defensor da Azzurra. Ao fim da partida o técnico da Itália, Cesare Prandelli, e o presidente da federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete, pediram demissão: “Ao término da partida, falei com o presidente da Federação, também com Demétrio Albertini e com Antônio Valentini. Visto que o projeto técnico é de minha responsabilidade, disse a eles que apresento minha demissão”
Autor do gol, o zagueiro uruguaio Godín disse que a seleção está fazendo história: “Estou muito contente pelo triunfo. Estou contente por esse momento de orgulho que vivem todos os uruguaios. Esse grupo de 23 jogadores e todos os que trabalham. É enorme. Imagina como está o Uruguai”, ressaltou o zagueiro.
O atacante Luis Suárez deixou o estádio sem falar com a imprensa. Do lado italiano, o capitão Buffon foi o único a falar na Zona Mista. Perguntado o que achava da demissão de Prandelli, disse que não falaria sobre questões referentes a Federação Italiana. Disse que esse é um dia muito triste para a Itália e que é preciso refletir e fazer um exame de consciência.