A paixão pelo futebol e pela bicicleta levou o britânico Andy Smith, de 35 anos, a largar o emprego de Gerente Contábil na cidade de Watford, 40 minutos ao norte de Londres, na Inglaterra para partir em busca de uma aventura de 8.800 quilômetros em solo brasileiro. Andy chega a Porto Alegre no próximo sábado (18) para começar a viagem que vai percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 de bicicleta.
Conhecer o Brasil sempre foi um sonho para o britânico, que viu nos jogos da Copa a oportunidade perfeita para largar o emprego que já não o deixava feliz. “Eu parei meu trabalho para planejar, preparar e fazer esta aventura. Meu objetivo é fazer com que as novas habilidades e experiências me ajudem em uma carreira mais significativa no futuro”, diz Andy.
Para encarar o trajeto, cortando o país, Andy começou a preparação em 2009. Convidado por amigos, ele topou o desafio de participar de uma etapa do Tour de France, uma das mais importantes competições do ciclismo mundial. “Eu não montava em uma bicicleta desde os 17 anos, mas estava em boa forma física. Comprei uma bicicleta, fiz alguns treinos e parti para o desafio mais difícil da minha vida”.
A viagem começa pela capital gaúcha e se estenderá por 12 estados ao longo dos próximos cinco meses. O objetivo de Andy é chegar a Manaus, para o jogo de abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. A jornada sobre duas rodas passará pelas 12 cidades-sede do Mundial: além de Porto Alegre, haverá escalas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Manaus. Alguns trechos do percurso, no entanto, serão feitos por outros meios de transporte: o deslocamento entre Cuiabá e a capital do Distrito Federal será feito por via aérea e o trecho entre o nordeste e a capital amazonense, por barco.
A chegada a Porto Alegre está prevista para o próximo sábado, quando Andy terá o primeiro contato com a cidade. No domingo, acompanhado de ciclistas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o britânico vai percorrer as ciclovias da cidade até o estádio Beira Rio, local que vai receber jogos do Mundial. A partida de Andy em direção a Manaus começa na terça-feira (21). Durante o trajeto, o ciclista vai fomentar a arrecadação de fundos para projetos de caridade ligados ao esporte ao redor do mundo.
Confira o depoimento do ciclista:
Conheça o trajeto feito Andy
Ouça a matéria