O brasileiro Thomaz Bellucci, de 26 anos, voltará a ser o melhor tenista do país no ranking mundial da ATP. Isso porque o gaúcho André Ghem superou o paulista João Souza, o Feijão, por 2 sets a 1 (3-6, 7-6 e 6-4) nesta quarta-feira, em partida válida pelo Challenger de Bucaramanga, na Colômbia, no saibro.
Com a eliminação, Feijão, que ocupa a 116º posição atualmente, não vai somar pontos no ranking e permanecerá com 484. Já Bellucci (129º) vai receber 60 pontos na próxima atualização da lista e chegará a 490, ultrapassando o conterrâneo. Os 60 pontos de Bellucci foram obtidos no Aberto da Austrália, no qual ele foi eliminado na segunda rodada para o francês Jo-Wilfried Tsonga, o que lhe valeu 45 pontos - os outros 15 foram obtidos com vitórias no qualificatório para o Grand Slam.
Feijão havia ultrapassado Bellucci no início deste mês, quando conquistou o Aberto de São Paulo, torneio de nível challenger. Na próxima rodada na Colômbia, Ghem, que é o 225º do ranking, jogará contra o tenista da casa Emilio Gomez (305º), de apenas 22 anos. O torneio oferece US$ 40 mil em prêmios, além da hospedagem.
Já Bellucci voltará às quadras no ATP 250 de Viña del Mar, que será no saibro, a partir do dia 3 de fevereiro.