A dupla formada pelo gaúcho Samuel de Bona e a paulista Poliana Okimoto conquistou o Desafio Elite Rei e Rainha do Mar 2013, neste domingo, em Copacabana, no Rio. O pódio teve também os sul-africanos Chad Ho e Keri Anne Payne, que ficaram em segundo lugar, e em terceiro, os italianos Valerio Clero e Alice Franco. Na prova disputada no formato de revezamento, cada atleta da dupla mista percorreu 500m (450m natação e 50m corrida) por três vezes de forma alternada, totalizando seis voltas (3km por dupla).
A estratégia do Brasil foi usar Poliana para segurar os adversários mais fortes para que Samuel de Bona usasse toda sua força e velocidade para disparar na frente quando estivesse na água. Deu certo.
- A prova foi bem rápida, precisei nadar forte para não deixar nenhum nadador abrir muito, já que é uma prova mista. A corrida não era para mim, resolvi forçar mesmo na água para não ter que correr - disse a nadadora paulista.
Samuel, o primeiro brasileiro a ser o Rei do Mar, elogiou o público carioca:
- Estou muito feliz, durante a prova eu pedia a participação da torcida e sentia essa energia. Nossa estratégia foi a mesma desde o grid e mais uma vez deu certo. Mas hoje, além de estratégia, o calor do público nos ajudou muito.