As duas maiores surpresas do Mundial de Clubes foram as eliminações de Inter e Atlético-MG para times africanos ainda nas semifinais - os colorados perderam para o Mazembe, em 2010, e os mineiros foram derrotados pelo Raja Casablanca, nesta quarta-feira.
E os dois times africanos têm algo em comum. Ou alguém. Deo Kanda, de 24 anos, estava no elenco do Mazembe que derrotou o Inter e faz parte do Raja que está no Mundial no Marrocos.
- Eu falei para o restante da equipe como era jogar com uma equipe brasileira. Expliquei pra eles como foi quando joguei com o Mazembe contra o Internacional - disse Kanda, em entrevista ao site da ESPN Brasil.
Deo Kanda começou a carreira no Motema Pembe, da República Democrática do Congo, o seu país natal. Em 2009, chegou ao Mazembe. Ele foi contratado neste ano pelo Raja Casablanca, sua primeira experiência em outro país.
Se em 2010, Kanda ficou com o vice-campeonato mundial - o Mazembe perdeu por 3 a 0 para a Inter de Milão -, o meio-campista não hesita em sonhar: para ele, bater o Bayern de Munique na decisão do próximo sábado não é impossível:
- É difícil até de imaginar um jogo contra o Bayern de Munique, porque eles têm o melhor time da competição e são os favoritos. Mas nós somos profissionais e sabemos que o jogo se joga no campo - completou.