O Aberto da Austrália de 2014, com início em 13 de janeiro, marcará o fim de um jejum de mais de 20 anos do tênis brasileira. Ao entrar em quadra em Melbourne, Teliana Pereira será a primeira brasileira a disputar uma chave principal de Grand Slam desde o Aberto dos EUA de 1993.
A lista das 108 jogadoras que garantem vaga direta será divulgada apenas no início de dezembro, mas a brasileira já é presença certa. A WTA confirmou ontem que Teliana, atual 97ª colocada do ranking mundial, fechará o ano no Top 100.
A última jogadora do país que figurou na chave principal de um Major foi Andrea Vieira.
- Fiquei muito feliz com esta notícia que recebi hoje. É um sonho de qualquer tenista jogar um Grand Slam. Neste ano, bati na trave duas vezes - disse Teliana, de 25 anos.
Em Roland Garros, a brasileira ficou a apenas uma desistência de entrar na chave principal, após cair na última rodada do qualifying.
No Aberto dos Estados Unidos, ela era a primeira da lista da espera, mas Maria Sharapova só anunciou a desistência um dia depois que ela havia entrado em quadra pelo qualifying e sido eliminada.
Apesar de ter ficado no quase em 2013, Teliana não tem do que reclamar. Nesta temporada, ela disputou sua primeira semifinal de WTA (em Bogotá) e ocupou a melhor posição da carreira no ranking mundial - chegou ao 87 posto.
- Esta confirmação no Aberto da Austrália só me deixa ainda mais motivada para me preparar para a próxima temporada - disse.
Teliana iniciará a temporada no dia 30 de dezembro no WTA de Brisbane (AUS). Depois, jogará em Hobarth, também na Austrália.