O brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig conseguiram uma vitória muito importante na estreia nas Finais de ATP de Londres. Na tarde desta terça-feira, eles superaram por 2 sets a 1 (3-6, 6-3 e 10-8) os irmãos gêmeos americanos Mike e Bob Bryan, maiores duplistas da história do tênis e primeiros colocados do ranking mundial.
Depois de um início ruim e inconstante, Melo e Dodig conseguiram decretar o resultado mais inesperado até agora do torneio. No mês passado, na semifinal do Masters 1000 de Xangai, o croata e o brasileiro haviam batido os americanos na decisão.
Foi a primeira vitória de um brasileiro no ATP Finals deste ano, já que na parte da manhã, Bruno Soares e Alexander Peya (AUT) haviam sido superados por Leander Paes (IND) e Radek Stepanek.
Com o resultado, Melo e Dodig ficam na segunda posição do Grupo A, liderado pelos poloneses Marcin Matkowski e Mariusz Fyrstenebrg, rivais na quinta-feira.
No primeiro set, o brasileiro e o croata nunca conseguiram ter o controle do placar. Depois de os irmãos Bryan abrirem 1 a 0, Dodig foi ao saque e acabou quebrado.
A dupla tentou esboçar uma reação ao quebrar o saque dos adversários no sétimo game e diminuir a diferença para 4 a 3. Porém, logo na sequência perderam o serviço novamente. Com 5 a 3, os americanos só tiveram de confirmar o saque para levar a parcial.
No segundo set, Melo e Dodig começaram com tudo, ganhando três games seguindo e abrindo 3 a 0. No segundo game, um momento polêmico. Durante uma jogada, um dos Bryan falou e acabou penalizado pelo árbitro brasileiro Carlos Bernardes, perdendo o ponto.
O brasileiro e o croata se mantiveram bem e sem sofrerem quebras até o sétimo game. Porém, quando o placar apontava 30-40, Marcelo Melo cometeu dupla falta, perdendo o serviço.
Porém, o croata e o brasileiro não ficaram abatidos e conseguiram mais uma quebra. Depois, precisaram apenas confirmar o serviço para fechar o set em 6-3.
No match tie-break, Melo e Dodig saíram com desvantagem de 4 a 0, mas tiveram frieza para virar o placar e conseguir um triunfo muito importante.