Logo após o apito final de Marcelo de Lima Henrique no Gre-Nal 398, D'alessandro provocou os gremistas. Disse que os tricolores precisam recordar os seus títulos olhando em fitas VHS. Questionado na entrevista coletiva após a partida, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, respondeu às declarações e a comemoração do camisa 10, que imitou um binóculos com as mãos.
"Eu tenho admiração pelo D'alessandro, uma grande pessoa. Ele está certo em usar o binóculo. Se eles não usarem o binóculos não vão ver o Grêmio lá na frente. Não vou entrar em polêmica. Talvez, o que o D'alessandro tem de idade eu tenho de títulos (...) A provocação faz parte. O que ele fez, o que o Vargas fez... Isto faz falta no futebol. A 'sacanagem' é bonita dentro de campo, o que não vale é a violência", disse o comandante.
Polêmicas à parte, Renato Portaluppi analisou o clássico. "Foi um jogo aberto. O Internacional esteve um pouco melhor no primeiro tempo. Nós estivemos melhor no segundo. Gre-Nal é sempre Gre-Nal. Quem pôde ver, viu um bom jogo. As duas equipes se propuseram a buscar a vitória. Se alguém tivesse que vencer - não é puxar para o nosso lado - mas teria que ser o Grêmio", afirmou.
De quebra, Renato ainda deu "nota 10" para a arbitragem e seguiu acreditando no título do Campeonato Brasileiro 2013: "Está cada vez mais difícil o título, mas nós ainda temos chance".
Ouça a entrevista coletiva do técnico Renato Portaluppi