O suíço Stanislas Wawrinka deu mais uma demonstração da sua boa fase. Diante de Andy Murray, atual campeão do Aberto dos Estados Unidos, o número 10 do ranking da ATP atuou de forma segura, venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, e se classificou para uma inédita semifinal de Grand Slam na carreira.
Agora, ele vai encarar o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o francês Richard Gasquet, que se enfrentam ainda nesta quinta.
Murray, que era apontado como um dos favoritos ao título, foi surpreendido pelo desempenho acima da média do rival nas bolas vencedoras. O britânico mostrou nervosismo e chegou até a quebrar sua raquete.
Ao todo, foram 45 do suíço, contra 15 do britânico. Em virtude da agressividade imposta, Wawrinka acumulou mais erros no duelo: 37, contra 30 do número 3 do mundo.
Foi a segunda vez em 2013 que Wawrinka superou Murray. O suíço já havia derrotado outras grandes figuras do top-10 nesta temporada, como o líder do ranking Novak Djokovic, no Australian Open.