A seleção brasileira de vôlei feminino segue sem tomar conhecimento das adversárias na fase final do Grand Prix. Na madrugada desta sexta-feira, a equipe alcançou a terceira vitória, em três jogos, ao bater a Itália por 3 sets a 0, parciais de 25-16, 26-24 e 25-11, no Hakkaido Prefectural Sports Center, em Sapporo, no Japão, em 1h08.
Com o resultado, além dos 100% de aproveitamento (triunfos diante de Estados Unidos, Japão e das italianas), as brasileiras mantiveram a primeira colocação na fase final, agora com nove pontos. A China aparece em seguida, com oito. Na próxima rodada, o Brasil encara a Sérvia, às 3h30 deste sábado (horário de Brasília).
A central Thaísa foi o destaque do duelo com a Itália. Além de marcar 16 pontos, foi eleita pela organização a melhor atleta do jogo. A seleção começou a partida com: Dani Lins, Sheilla, Fê Garay, Gabi, Fabiana, Thaísa e a líbero Fabi. A única alteração em relação ao duelo de quinta-feira, contra as japonesas, foi a entrada de Sheilla na vaga de Monique.
Com um time mais experiente, o Brasil assumiu a ponta logo no início do primeiro set. Com uma defesa sólida, a equipe não teve dificuldades para vencer a parcial. E ainda contou com quatro erros das adversárias, contra só um.
Já o segundo set não foi tão fácil. Com equilíbrio desde o início, a Itália passou na frente pela primeira vez ao fazer 9 a 8. A disputa seguiu acirrada até as italianas abrirem três pontos de vantagem nos momentos finais. O técnico José Roberto Guimarães então colocou Adenízia no lugar de Fabi e as brasileiras voltaram a crescer. Com tranquilidade e salvando até um ponto do set, o Brasil conseguiu a virada em 25 a 24 após saque de Sheilla. No ponto seguinte, a equipe marcou o 26º ponto.
Na última parcial, a seleção voltou mais ligada e voltou a comandar a partida. Aliás, foi um passeio. Sem dificuldades, as brasileiras abriram vantagem logo no início. O time passou a acertar principalmente o saque e o bloqueio. Destaque para Fernanda Garay e Thaísa.