O suíço Roger Federer (número 2) precisou de cinco sets para derrotar o francês Gilles Simon (número 15) neste domingo em Roland Garros, por 6/1, 4/6, 2/6, 6/2 e 6/3, e avançar às quartas de final do torneio, após quase três horas de confronto.
- Foi magnífico disputar cinco sets aqui, é algo soberbo. Foi uma grande partida contra Gilles, em um ambiente como este (...) é preciso manter a calma e a concentração para não voltar para a casa antes do tempo - disse Federer.
Gilles "elevou muito o nível do jogo no segundo set e assim chegamos a cinco", destacou o suíço antes de sair da quadra.
Federer pegará nas quartas de final outro francês, Jo-Wilfried Tsonga (número 6), que não teve problemas para eliminar o sérvio Viktor Troicki por 6/3, 6/3 e 6/3.
Para o suíço, será o terceiro adversário francês consecutivo (o anterior foi Julien Benneteau). "Não é minha culpa, foi o sorteio. Gosto de jogar com Jo, jogamos uma grande partida em Paris-Bercy e agora veremos quem ganha...", assinalou Federer.
Após um primeiro set vencido de forma fácil, por 6-1, o que parecia apontar para outra vitória tranquila de Federer, como ocorreu nas partidas anteriores do torneio, Simon ganhou o segundo e o terceiro sets de forma clara.
Com a torcida dividida entre um francês e um ídolo adotado, no quarto set Federer conseguiu uma quebra no sexto game para fazer 4/2, o que reeditou no oitavo (6/2).
No quinto set, Federer obteve a quebra para fazer 2/0, e depois seguiu jogando para fechar sem dificuldade por 6-3.