A Seleção Brasileira masculina de vôlei não está mais invicta na Liga Mundial 2013. Na manhã deste sábado, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a equipe nacional foi derrotada pela França por 3 sets a 1 (29-27, 23-25, 25-22 e 25-19) e agora corre riscos de perder a liderança do Grupo A.
Com 13 pontos em seis jogos, o Brasil pode ser ultrapassado por Estados Unidos ou Bulgária, que somam 11 pontos e se enfrentam na noite deste sábado. Caso uma das equipes vença por 3 a 0 ou 3 a 1, o time nacional cairá para o segundo posto.
Esta foi a terceira vitória da França na competição. Antes, havia vencido a Polônia em duas oportunidades, ambas por 3 sets a 2. Apesar do triunfo, o time europeu segue na quarta posição da chave.
Com 21 pontos, o ponta Lucarelli foi o maior anotador do Brasil. Na França, o destaque foi Earvin Ngapeth, com 26.
O próximo adversário do Brasil será a Bulgária. As partidas serão realizadas no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), na sexta-feira e no sábado da semana que vem.
Pela primeira vez nesta Liga Mundial, a Seleção Brasileira saiu atrás no marcador. A parcial inicial foi a mais equilibrada de todo duelo e durou 33 minutos. Forçando o saque, os franceses tiveram o controle do set a partir do 10 a 9.
Sem se intimidar com a pressão vinda das arquibancadas, o time europeu chegou a ter três set points ao fazer 24 a 21. Porém, Bernardinho mexeu na equipe e o Brasil conseguiu o empate em 24 a 24. Depois, a França teve mais três set points, mas só conseguiu confirmar a vitória no quarto, após o central Éder parar no bloqueio.
O segundo set também foi bastante disputado. Empolgados pela vitória na parcial inicial, os franceses conseguiram fazer 18 a 15 e deram a impressão de que abririam 2 a 0 no marcador. Com a desvantagem de três pontos, Bernardinho mandou à quadra o levantador William o oposto Vissotto nos lugares de Bruninho e Wallace, respectivamente.
A mudança surtiu efeito. Minutos mais tarde, em um bloqueio de Éder sobre Ngapeth, o Brasil virou para 21 a 20. Depois, em um ataque para fora de Leroux, a Seleção fez 25 a 23.
A virada não desanimou a França. Pelo contrário. Desde o início do terceiro set, o time europeu controlou o marcador. À certa altura chegou a abrir 14 a 10 e só não deslanchou ainda mais porque o Brasil conseguiu três pontos seguidos na passagem de Lucão pelo saque.
Este momento, porém, não desestabilizou os franceses, que seguiram com a mesma tática e conseguiram fechar em 25 a 23 após um bloqueio de Leroux em Éder. No quarto set, o Brasil começou melhor e conseguiu fazer 10 a 8. Mas a equipe sofreu um apagão e permitiu seis pontos seguidos dos rivais, que viraram para 14 a 10 e encaminharam o triunfo. O ponto decisivo veio em um ataque para fora do central Éder.
Derrota em casa
Brasil perde primeira na Liga Mundial
França joga melhor, faz 3 sets a 1 e tira invencibilidade do time de Bernardinho
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: