Depois de 14 anos como profissional, Ricardo Mello (346º do ranking mundial), disputou na tarde desta segunda-feira a última partida da sua carreira. Em sua estreia no Brasil Open, ele foi derrotado pelo argentino Martin Alund (111º) por 2 sets a 0, com um duplo 6-4.
Alund, que havia sido derrotado na última rodada do qualifying, ganhou a vaga na chave principal por causa da desistência de Leonardo Mayer. O argentino alegou dores nas costas momentos antes do jogo e desistiu no torneio.
Assim, Alund entrou em quadra menos de duas horas após ter feito uma partida de 2h47min contra o chileno Jorge Aguilar (191º do ranking). Com o revés, Mello encerra sua carreira com 60 vitórias e 94 derrotas no circuito da ATP e um título, ganho em Delray Beach (EUA), na temporada de 2004.
Apesar de não disputar uma partida desde o início de janeiro, quando foi derrotado pelo próprio Alund na segunda rodada do Aberto de São Paulo, Mello não sofreu com a falta de ritmo, mas não conseguiu suportar o melhor jogo apresentado pelo argentino.
No primeiro set, a quebra logo em seu terceiro game de saque foi decisivo para o revés na parcial. No segundo, erros não forçados no sétimo game foram determinantes para que Alund conseguisse nova quebra.
Porém, no oitavo game, o brasileiro contou com o apoio da torcida para deixar tudo igual, após o adversário mandar para a arquibancada a bolinha ao tentar um golpe de revés.
Alund não se incomodou. Quebrou novamente Mello no no game e depois só teve de confirmar o saque para por um ponto final na carreira do brasileiro.
Ao término do confronto, o campineiro foi homenageado pela organização do torneio com uma placa.
Mello, de 32 anos, chegou a ocupar a 50ª posição do ranking mundial em 25 de junho de 2005. Além disso, é o segundo maior vencedor de challengers da história do esporte. Com 15 troféus, perde apenas para o japonês Takao Suzuki.
Na segunda rodada, Alund enfrenta o francês Jeremy Chardy, cabeça de chave número 4.
Brasil Open
Ricardo Mello perde para argentino e se despede das quadras de tênis
Martin Alund foi o último adversário da carreira do atleta brasileiro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: