O Vasco já está nas oitavas de final da Copa do Brasil, mesmo sem disputar a Libertadores de 2013. Como o São Paulo foi campeão da Sul-Americana, o clube paulista disputará a Libertadores e a própria Sul-Americana em 2013. Assim, abre-se uma vaga entre as seis diretas na quarta fase do torneio nacional. Como o Vasco terminou em quinto lugar no Brasileirão, herda o lugar são-paulino.
Confusão no regulamento
O regulamento da Copa do Brasil prevê duas formas diferentes de escolher o sexto classificado às oitavas de final da Copa do Brasil. O país tem cinco vagas automáticas na Libertadores e esses cinco classificados têm vaga certa nas oitavas da Copa do Brasil. No entanto, o Brasil ganha uma sexta vaga em caso de título na Libertadores, como foi em 2012 (Corinthians campeão). Neste caso, a sexta vaga é ocupada por este sexto time.
Contudo, há duas possibilidades de apenas cinco times que disputam a Libertadores ganharem vagas na Copa do Brasil:
1) um time estrangeiro vencer a Libertadores: nessa situação, apenas cinco brasileiros jogam a Libertadores do ano seguinte e, por consequência, têm vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Neste caso, o sexto classificado de forma direta para as oitavas da competição nacional é definido através do ranking da CBF.
2) um time brasileiro ganhar a Sul-Americana: neste caso, o campeão se qualifica para a Libertadores e para a Sul-Americana do ano seguinte e, por questão de calendário, não joga a Copa do Brasil. Diferentemente da situação anterior, a definição do sexto classificado às oitavas da Copa do Brasil não acontece via ranking, mas sim pela colocação no Campeonato Brasileiro.
Vagas
As outras cinco vagas diretas nas oitavas da Copa do Brasil pertencem a Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG e Grêmio. A primeira fase da competição começa com 80 times. São três fases sem as equipes que jogam a Libertadores e, dos 80, sobram dez. Aos classificados, somam-se os cinco da Libertadores mais o Vasco. Assim, os 16 clubes jogam oitavas, quartas, semifinais e final em mata-mata simples.