Na provável despedida da geração de ouro da Argentina, o país não conseguiu conquistar o bronze no basquete. Em jogo definido nos últimos segundos, a Rússia garantiu a medalha ao vencer por 81 a 77, nos Jogos Olímpicos de Londres, neste domingo.
O destaque do confronto foi o russo Alexey Shved, que acertou bola de três com 30 segundos para o fim e ainda levou a marca de cestinha da partida, com 25 pontos. Do outro lado, Manú Ginóbili, de 35 anos, foi o principal pontuador, com 21.
Nas semifinais, a Argentina foi eliminada pelos Estados Unidos e os russos caíram diante dos espanhóis. A decisão ocorre neste domingo, às 11h (de Brasília). Em Pequim/2008, os times se enfrentaram na briga pelo ouro, e os norte-americanos levaram a melhor.
O jogo
A disputa foi equilibrada desde o início. Os argentinos levaram vantagem no primeiro quarto por um ponto (20 a 19), mas os russos viraram na etapa seguinte e foram para o intervalo vencendo por 40 a 38.
Na volta, a Rússia manteve o ritmo e aumentou a diferença para quatro pontos (61 a 57). O último quarto foi o mais emocionante. A Argentina encostou e o jogo passou a ser disputado ponto a ponto. O time de Julio Lamas liderava nos segundos finais, mas uma bola de três de Shved desestabilizou os campeões de Atenas/2004 e garantiu o bronze para os russos.
Com a derrota, a Argentina desperdiçou a chance de conquistar a terceira medalha olímpica no basquete, uma vez que tinha sido ouro em Atenas/2004 e bronze em Pequim/2008.
Decisão
Rússia supera a Argentina e leva a medalha de bronze no basquete
Partida foi definida nos últimos segundos, com vitória russa por 81 a 77, neste domingo, em Londres
GZH faz parte do The Trust Project