Os goleiros da Seleção Brasileira vivem um momento de instabilidade. Depois de Rafael machucar-se às vésperas do início dos Jogos Olímpicos e Neto assumir a posição, agora o técnico Mano Menezes fez nova troca e escalou Gabriel na equipe enfrentará logo mais Honduras, pelas quartas de final do torneio. A mudança possivelmente explica-se pela melhor condição de pegar de pênaltis do goleiro que atua no italiano Milan. Isso foi demonstrado nos treinamentos em mais de uma oportunidade e, fundamentalmente, na véspera do jogo. Caso a partida empate no tempo normal e na prorrogação, a decisão será nas penalidades.
No ataque, Mano optou por escalar Leandro Damião, como o fez no primeiro e terceiro jogo, contra Egito e Nova Zelândia, respectivamente. O jogador colorado tem dois gols na competição, sendo assim o artilheiro brasileiro no certame ao lado de Neymar. Alexandre Pato, que foi titular ante a Belarus, volta para o banco de reservas.
O meia Paulo Henrique Ganso, que estava com um edema na coxa esquerda e ficou de fora da última partida, retorna à relação de suplentes e pode aparecer durante o jogo. O atleta chegou a correr risco de corte, mas exames mostraram que o problema era leve.
Assim, o Brasil irá a campo no St James' Park, em Newcastle, às 13h de Brasília (17h locais) com: Gabriel, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Damião.