O capixaba Esquiva Falcão fez história na manhã desta sexta-feira, ao derrotar o britânico Anthony Ogogo, na semifinal da categoria peso médio (até 75kg), nos Jogos Olímpicos de Londres. Com a vitória, Esquiva vai participar da primeira final olímpica na história do boxe brasileiro.
Assim, ele superou o feito de Servílio de Oliveira, que conquistou o bronze nos Jogos da Cidade do México, em 1968, e de Adriana Araújo, que levou a medalha de bronze na estreia do boxe feminino em Olimpíadas, também em Londres.
Após a vitória, ele disse que o resultado é a prova de que o boxe brasileiro evoluiu principalmente na última década:
- O boxe brasileiro está evoluído. Está de igual para igual com qualquer país. Estou muito feliz de entrar para a história. Não só eu, mas a equipe toda que está por trás - disse. - Aquele golpe (que levou o adversário ao chão no terceiro round) veio da energia de todo mundo. Eu sentia que tinha muito mais gente no Brasil comigo, na torcida - complementou.
O confronto
O início da luta foi bem estudado pelos dois lutadores. Ambos provocaram o clinche (no boxe, é a forma de se livrar dos golpes do oponente, imobilizando seus braços), evitando trocar muitos golpes, para não correr riscos. No fim, round empatado: 3 a 3.
No segundo round, Esquiva tomou a iniciativa e partiu para o ataque. O britânico sentiu os golpes e buscou o clinche por diversas vezes, mas o brasileiro pontuou bem, e venceu por 6 a 3.
Logo no início do terceiro round, Esquiva conseguiu levar Ogogo ao chão, fazendo com que o árbitro abrisse contagem. Assim que o combate foi reinicado, o brasileiro encaixou uma sequência de golpes e derrubou Ogogo de novo, abrindo nova contagem.
Sentindo o bom momento na luta, ele se manteve no ataque e pontuou novamente, vencendo o round por 7 a 3 e fechando a luta com sete pontos de vantagem: 16 a 9 no placar final.
Na disputa pela medalha de ouro, o brasileiro vai encarar o vencedor do duelo entre o uzbeque Abbos Atoev e o japonês Ryota Murata.
O irmão de Esquiva, Yamaguchi Falcão, pode igualar o feito caso vença o russo Egor Mekhontcev, às 18h, na categoria meio pesado (até 81kg).
Inédito!
Esquiva Falcão derrota britânico e vai lutar pelo ouro na final do boxe
Brasileiro garantiu no mínimo a medalha de prata na categoria até 75kg ao vencer Anthony Ogogo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: