O Brasil estreou com derrota na fase final do Grand Prix feminino de vôlei. Em Ningbo, na China, o time comandado por José Roberto Guimarães não resistiu à força das americanas, invictas na última competição antes dos Jogos Olímpicos de Londres.
Os Estados Unidos fizeram 3 sets a 2, com parciais de 25-19, 25-20, 20-25 e 13-25 e 15-13 e saíram na frente em busca do tricampeonato do torneio (foram campeãs também em 2010 e em 2011).
Apesar da superioridade, o time americano não conta com suas principais jogadoras na China. Foluke Akinradewo, Destinee Hooker, Jordan Larson, Logan Tom e Lindsey Berg, que compõem a base bicampeã do Grand Prix, não viajaram à China. As atletas foram mantidas no país, em busca de uma melhor recuperação física antes dos Jogos Olímpicos (de 27 de julho a 12 de agosto).
A vitória acentua a "freguesia" brasileira diante das rivais americanas. Os Estados Unidos já haviam vencido todos os últimos importantes duelos contra o Brasil, desde o Grand Prix de 2010. De lá para cá, elas faturaram os encontros no Grand Prix de 2011, na Copa do Mundo e na fase inicial do Grand Prix deste ano.
A Seleção Brasileira volta à quadra na manhã desta quinta-feira. O time nacional encara a China, às 8h30min (de Brasília), e tenta seguir na briga para conquistar o seu nono título do Grand Prix. As americanas buscam a 11ª vitória consecutiva nesta edição do torneio diante da Tailândia, novamente às 2h (de Brasília).