Atual campeã europeia e mundial e líder do grupo C após a goleada por 4 a 0 sobre a Irlanda, a Espanha decidirá a classificação para as quartas de final da Eurocopa nesta segunda-feira diante da Croácia, em um jogo marcado pela possibilidade de um resultado que beneficie as duas seleções.
As equipes somam quatro pontos cada e se classificarão juntas caso empatem em dois ou mais gols, , mesmo que a Itália (2 pontos) vença a Irlanda.
No entanto, todos os envolvidos na partida vêm pregando respeito ao futebol e garantindo que não haverá o chamado "jogo de compadres" na Arena Gdansk, na cidade homônima.
- Nós e os croatas vamos jogar para vencer. Não me pergunte se nos interessa o 2 a 2 ou o 0 a 0. Não fiz cálculos. O que deve nos interessar é jogar apenas pela vitória - declarou o técnico da 'Fúria', Vicente del Bosque, logo após a vitória sobre os irlandeses.
De contrato renovado até a Copa do Mundo de 2014, Del Bosque volta a se ver de frente com a discussão em torno do ataque espanhol, tendo que escolher entre Fàbregas, Negredo e Fernando Torres. O último deles fez dois gols na última quinta-feira e, pelo menos nesta segunda, começará jogando novamente.
Contudo, Fàbregas poderá ganhar uma vaga no time em sua posição de origem, o meio-campo. O volante Xabi Alonso vem se mostrando cansado após uma temporada desgastante defendendo o Real Madrid e ainda está pendurado com um cartão amarelo. Por isso, provavelmente será poupado.
Embora tenham reclamado de dores depois do jogo contra a Irlanda, o lateral-esquerdo Jordi Alba e o volante Sergio Busquets, que sofreu uma dura pancada, estão confirmados entre os titulares.
De Warca, onde a Croácia está concentrada, também soou uma mensagem de tranquilidade para a 'Azzurra'. Mas os comandados de Slaven Bilic terão que se esforçar bastante, já que, em caso de vitória italiana na outra partida, terão que derrotar a Espanha. Empate em 0 a 0 ou 1 a 1 beneficiará a atual campeã.
Bilic pode apostar em um sistema tático diferente do que vinha usando. Do 4-4-2, a equipe pode passar para o 4-2-3-1, em que Perisic daria lugar a Pranjic, com Rakitic atuando um pouco mais recuado.
O goleador Mandzukic, um dos artilheiros da Euro com três gols, também deverá atuar mais recuado, compondo o meio-campo. Nesse caso, Jelavic seria a referência no ataque.
FICHA TÉCNICA
ESPANHA x CROÁCIA
Local: Arena Gdansk, Gdansk (POL)
Data-Hora: 18/06/2012, às 15h45
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso (Fàbregas), Xavi e Iniesta: David Silva e Fernando Torres - Técnico: Vicente Del Bosque
CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Schildenfeld e Strinic; Vukojevic, Rakitic, Pranjic; Modric e Mandzukic; Jelavic - Técnico: Slaven Bilic