A Juventus tinha tudo para terminar a temporada 2011/12 invicta e dar uma bela despedida ao ídolo Alessandro Del Piero, que fez seu último jogo pela Velha Senhora neste domingo. No entanto, o Napoli tratou de estragar a festa bianconera, fez 2 a 0 no rival e levou a Copa da Itália pela quarta vez em sua história. Campeã italiana, a Juventus perdeu a chance de fazer a doppietta, a dobradinha com a Copa da Itália.
O primeiro tempo começou com o Napoli mais faminto. O time comandado por Walter Mazzarri pressionava a saída de bola do adversário, que, desligado, deixava a partida sob o comando de Lavezzi, Cavani e companhia. Como era de se esperar, o argentino e o uruguaio foram os destaques da primeira etapa do lado azul. Com muito entrosamento e competência, os dois tramaram boas jogadas. Mesmo assim, a etapa inicial foi uma decepção. Tirando as tramas da dupla sul-americana, nada digno de nota.
A Juventus, preguiçosa, talvez de ressaca pelo título italiano e um Napoli que, novamente à exceção de Cavani e Lavezzi, tropeçava nas próprias limitações. O segundo tempo veio e com ele a Juventus. Os bianconeri entraram no jogo e passaram a rondar a área napolitana com perigo. Mas aí entrou a estrela de Cavani. O uruguaio fez brilhante jogada e acabou derrubado dentro da área. Pênalti. Ele mesmo pegou a bola e abriu o placar.
Com isso, a Juventus passou a pressionar de vez. Antes de sair, Del Piero tentou belo lance e quase empatou. Vidal também chegou perto. No entanto, a parede azul se agigantou. No contra-ataque, uma das maiores armas do Napoli, o título foi ganho. Em jogada rápida, a bola sobrou para Hamsik, que fez o gol da vitória.
Título
Napoli tira invencibilidade da Juventus e leva a Copa da Itália
Com gols de Cavani e Hamsik, napolitanos levam seu quarto título no tradicional torneio
GZH faz parte do The Trust Project