O Montpellier desbancou o milionário Paris Saint-Germain por três pontos (82 a 79), e conquistou pela primeira vez o Campeonato Francês. Bastou ao pequeno clube do Sul da França vencer o lanterna e já rebaixado Auxerre, em 2 a 1, fora de casa. De nada adiantou o triunfo do PSG sobre o Lorient também por 2 a 1 como visitante.
A partida no Estádio L'Abbé Deschamps foi bastante confusa. O duelo precisou ser interrompido por duas vezes no segundo tempo pelo fato dos torcedores do Auxerre atirarem fogos de artifício, bolas de tênis e bolas de papel no gramado. Tamanha desordem obrigou os policiais a evacuarem o setor de arquibancada onde estavam os torcedores do time da casa.
Antes de celebrar o título, a equipe do Montpellier passou por um susto aos 20 minutos do primeiro tempo quando Kapo abriu o placar para o Auxerre. Porém logo aos 32 minutos Utaka empatou a partida. Aos 41 minutos do segundo tempo Utaka, outra vez, garantiu o título.
Enquanto isso, em Lorient, o PSG saiu atrás no primeiro tempo, com um gol de Paquet aos 28 minutos. A virada dos parisienses ocorreu no segundo tempo, com gols de Pastore aos 16 minutos, e Thiago Motta aos 30 minutos.
Montpellier, Paris Saint-Germain e Lille estarão na próxima Liga dos Campeões. Lyon e Bordeaux, que bateu o Saint Etienne por 3 a 2 fora de casa, estarão na Liga Europa ao lado do Olympique de Marselha, que havia conquistado a Copa da Liga Francesa. Caen, Dijon e Auxerre foram rebaixados para a Ligue 2. Eles serão substituídos na próxima temporada por Bastia, Reims e Troyes.
Campeonato Francês (38ª rodada):
Domingo (20/05)
Auxerre 1 x 2 Montpellier
Évian 0 x 1 Brest
Lille 4 x 1 Nancy
Lorient 1 x 2 PSG
Lyon 3 x 4 Nice
Rennes 5 x 0 Dijon
Saint Etienne 2 x 3 Bordeaux
Sochaux 1 x 0 Olympique de Marselha
Toulouse 0 x 2 Ajaccio
Valenciennes 3 x 1 Caen