Com direito a um segundo gol polêmico (a bola definitivamente não cruzou a linha na finzalização de Mata) o Chelsea venceu o Tottenham por 5 a 1, neste domingo, em Wembley, e se garantiu na final da Copa da Inglaterra contra o Liverpool. A decisão será disputada no próximo dia 5 de maio.
Ainda no primeiro tempo foi o Tottenham quem teve as melhores oportunidades. Primeiro na cabeçada de Van der Vaart, a bola passou pelo goleiro Cech mas Terry estava em cima da linha e salvou o que poderia ser o primeiro tento dos Spurs. Minutos depois o holandês completaria cruzamento de Adebayor mandando a bola na trave dos Blues.
O castigo chegou aos 43 minutos do primeiro tempo. Drogba soube aproveitar bola chutada pela defesa, deixou Gallas na saudade e soltou a bomba no ângulo de Cudicini para marcar o primeiro do Chelsea.
As coisas ficariam piores para o Tottenham aos cinco minutos do segundo tempo. Confusão na área dos Spurs e a bola sobrou para Mata chutar em direção ao gol. A bola não chegou a cruzar a linha, mas o árbitro confirmou o gol para revolta dos comandados de Harry Redknapp.
Com prejuízo de 2 a 0, o Tottenham foi para cima e descontou com Bale. Mas o Chelsea estava soberano no segundo tempo e retomou a vantagem de dois gols com o tento de Ramires aos 32 minutos.
A fatura ficou completa quando Lampard bateu falta magistral e colocou a bola no ângulo esquerdo de Cudicini, ampliando a vitória para 4 a 1. Nos acréscimos os jogadores chegaram a se desentender, quando o jogador do Tottenham Parker, caído, acertou um pontapé em Heskey. Cartão amarelo para os dois. Além do tumulto ainda houve tempo para Malouda selar a goleada por 5 a 1.
O triunfo categórico além de colocar o Chelsea na final da Copa da Inglaterra, a classificação garante pelo menos aos Blues um lugar na próxima Liga Europa. Isso porque o adversário na decisão, o Liverpool, já tem uma vaga garantida por ter conquistado a Copa da Liga Inglesa.