Na primeira competição válida por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no mountain bike feminino, o título ficou com o país favorito para terminar na frente no quadro: os Estados Unidos. Em Tapalpa, cidade a cerca de 120 quilômetros de Guadalajara, a norte-americana Heather Irmiger conquistou o ouro com certa facilidade.
Desde o início do percurso de 24,8km, divididos em quatro voltas, ela liderou sem ser ameaçada. Irmiger, que tem 32 anos e ficou em quarto lugar no Pan do Rio/2007, marcou o tempo de 1h34min09seg.
O México, país que sedia o evento, também comemorou seu primeiro pódio. A ciclista Laura Lorenza Morfin terminou na segunda colocação, com o tempo de 1h35min54seg, para a alegria dos torcedores locais que compareceram na linha de chegada e empurravam seus compatriotas. A terceira colocação ficou com o Canadá, com Amanda Mae-Ling Sin, que fez o tempo de 1h37min14seg.
Primeira brasileira fica em penúltimo
O Brasil também fez sua estreia no Pan no mountain bike feminino, e não foi bem. Érika Gramiscelli acabou a prova em 12º - penúltimo - lugar, com o tempo de 1h50min43seg.
Desde o início, Érika teve dificuldades. Já na primeira das quatro voltas, ela ficou para trás. Depois da brasileira, apenas Jennifer Edith Portillo, de El Salvador. E esta ordem não mudou até o fim do percurso.
Notícia
Primeiro ouro do Pan-Americano vai para os Estados Unidos no mountain bike
Em Tapalpa, a cerca de 120 quilômetros de Guadalajara, Heather Irmiger conquistou o título com facilidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: