A seleção brasileira de judô conquistou na noite deste sábado, em Salvador, na Bahia, a medalha de bronze da Copa do Mundo por Equipes de Judô. O Brasil bateu na disputa do terceiro lugar a Coréia do Sul, de virada, por 3 a 2. As vitórias brasileiras foram de Charles Chibana (66kg), Hugo Pessanha (90kg) e Rafael Silva (+90kg). Cuba ficou com o ouro ao bater o Japão n a decisão por 3 a 2.
A Copa do Mundo por Equipes de 2011 foi uma prévia do Campeonato Mundial por Equipes 2012, que acontecerá também em Salvador, em outubro do próximo ano.
- Pela primeira vez a América do Sul será sede de um Mundial por Equipes e estamos muito orgulhoso que a cidade de Salvador seja, no próximo ano, a capital do judô mundial - diz o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França, que representou o presidente de CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, no evento.
A disputa da medalha de bronze teve início na categoria até 73kg. Marcelo Contini acabou superado por Gi Wook Kim por ippon. Na sequência, Felipe Costa (81kg), perdeu por yuko para Seung-Su Lee. Com 2 a 0 para os coreanos, o Brasil diminuiu a diferença com Hugo Pessanha (90kg), que bateu Jae Yong Lee por wazari. O peso pesado Rafael Silva igualou a disputa com um ippon em Jin Su Kang e o meio-leve (66kg) Charles Chibana marcou um ippon em Jung Min Lee, abrindo uma fes ta para mais de 1,5 mil expectadores, que lotaram o ginásio do Sesc Aquidabã.
- Entrei com o pensamento de ir com tudo para cima do meu adversário e conquistar a medalha de bronze. Quando o Rafael empatou a disputa, tive a certeza que esta medalha não ia escapar. Estou muito feliz em fazer parte desta equipe - diz Charles Chibana.
Medalhista em todas as competições internacionais, Rafael Silva fez parte do grupo que também foi medalha de bronze na primeira edição e destacou a união da equipe brasileira.
- Ficamos um pouco abatidos depois da derrota na semifinal para o Japão, mas, conversamos e decidimos que iríamos com tudo para cima dos coreanos. Esta equipe mostrou muita união - diz Rafael.
Notícia
Brasil é bronze na Copa do Mundo de Judô por equipes
Seleção bate a Coréia do Sul por 3 a 2, de virada, e repete resultado de 2010
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: