Poucos podem se gabar de ter um currículo tão vitorioso quanto o de João Derly. O gaúcho é o único atleta brasileiro bicampeão mundial de judô - em 2005 no Cairo e em 2007 no Rio de Janeiro. Foi também medalha de ouro no Pan do Rio, em 2007.
E é neste retrospecto que Derly se apoiará para conseguir a agora distante vaga olímpica nos Jogos de Londres, no próximo ano.
A pouco mais de um ano da data limite para conseguir pontos no ranking mundial (que define os classificados para os Jogos), Derly não participou de nenhum torneio somatório para a lista, devido às contusões recentes.
No entanto, na seletiva nacional, realizada no mês de março, ele assegurou seu lugar na Copa do Mundo de São Paulo e no Grand Slam do Rio de Janeiro. Um bom desempenho nessas competições poderá garantir apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para ir também aos torneios no exterior, o que não estava previsto anteriormente.
- O João é um atleta diferenciado e pode ser tratado como tal. Dependendo de como ele se sair nas competições aqui no Brasil, poderemos apoiá-lo - afirmou Ney Wilson, coordenador técnico da confederação.
A Sogipa, clube em que Derly treina em Porto Alegre, também o ajudaria a viajar para os torneios fora.
Na última quarta-feira, o atleta concedeu entrevista coletiva, na qual disse que não precisará passar pela terceira cirurgia no joelho em menos de dois anos. Derly deve retornar em cerca de dois meses.
Notícia
João Derly poderá receber apoio da Confederação Brasileira de Judô
Ajuda para competir no Exterior dependerá dos resultados em torneios no país
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: