As vuvuzelas da torcida ecoaram alto nesta sexta-feira para apoiar os Bafana Bafana, mas África do Sul x México terminou em 1 a 1 no Soccer City, em Joanesburgo, pelo primeiro confronto da Copa 2010. O meia Tshabalala marcou o gol da seleção da casa aos nove minutos do segundo tempo, enquanto que Rafa Márquez igualou o placar aos 33.
O México não se intimidou diante da torcida da casa no Soccer City. A equipe partiu para o ataque nos primeiros minutos do jogo, colocado pressão. Giovani dos Santos comandava a ligação com os atacantes e o lateral Aguilar encontrava total liberdade para apoiar pela direita. Logo aos 13 minutos, Franco perdeu oportunidade em cobrança de escanteio ao cabecear para fora.
Aos 18 minutos, Giovani dos Santos arrancou em contra-ataque pelo meio, deixou os marcadores para atrás, porém bateu para fora. Do reservado, o técnico Carlos Alberto Parreira tentava orientar seus atletas para que mantivessem a calma e o toque de bola. A partida ficou equilibrada aos poucos e uma das raras oportunidades da seleção sul-africana ocorreu aos 22 minutos, quando Mphela recebeu na direita e chutou para defesa de Pérez.
A grande defesa da partida, no entanto, ocorreu do lado dos Bafana Bafana. Aos 31 minutos, Vela fez lançamento para Franco dentro da área. O atacante fuzilou e Khune virou um paredão na frente dele, evitando o primeiro gol mexicano. Vela chegou a balançar as redes aos 36, depois de cobrança de escanteio, só que foi marcado impedimento.
No final do primeiro tempo, a equipe de Parreira conseguiu criar chances. Tshabalala cruzou da esquerda aos 42 minutos e Mphela não chegou a tempo para cabecear. Apesar das tentativas de ambos os lados, o placar não se alterou nos primeiros 45 minutos.
Segundo tempo
Os Bafana Bafana retornaram mais organizados para a etapa complementar. A marcação no meio-campo foi ajustada, o time conseguia tocar melhor a bola e a diferença apareceu no escore. Aos nove minutos, Tshabalala recebeu lançamento em profundidade na esquerda. O meia arrancou e bateu sem chances para Pérez: 1 a 0 para a África do Sul.
Com a desvantagem, o México seguiu arriscando. Aos 14 minutos, Giovani dos Santos arrancou pela direita e mandou para a meta rival. Khune se apresentou para espalmar.
Ofensiva, a equipe latina deixava espaços. Assim, os comandados de Parreira aproveitavam. Aos 20 minutos, Mphela chutou para a área, a bola pegou em adversário e sobrou na medida para Modise que, sozinho, mandou para fora. Parreira viu o lance e colocou as mãos na cabeça.
Pouco depois, Modise foi segurado na área por Rodríguez. Entretanto, a arbitragem não marcou pênalti. Mesmo no controle da partida, os sul-africanos foram surpreendidos aos 33 minutos. Em lançamento da esquerda, a linha de impedimento falhou e Rafa Márquez finalizou: 1 a 1.
A África do Sul ainda teve a chance da vitória aos 44 minutos. Em lançamento longo para Mphela, o atacante chutou na trave e se lamentou muito. As equipes brigaram, porém a igualdade no placar permaneceu no primeiro confronto da Copa.
Veja como foi a abertura da Copa e África do Sul x México