Na 5ª posição do Brasileirão, o Inter tem situação bem encaminhada para a disputa da Libertadores de 2025. O Grêmio, atualmente, não tem muitas esperanças de conseguir uma vaga, pois é o 11º. A situação, no entanto, pode mudar com as definições de campeões de três torneios, principalmente pela chance de abrir mais vagas para a Sul-Americana.
A competição nacional poderá ter até um G-9, ou seja, nove vagas para a Libertadores do próximo ano. Para isso acontecer, é necessário que os campeões da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana deste ano terminem entre os nove primeiros no Brasileirão.
O Atlético-MG está na decisão da Copa do Brasil e da Libertadores, porém ocupa atualmente a 10ª posição. Se vencer as duas competições, o Galo abrirá uma vaga direta extra para o quinto colocado no Brasileirão, uma vez que se classificará como campeão da América e a vaga da Copa do Brasil seria distribuída pelo campeonato de pontos corridos. Caso vença ao menos um dos títulos, o G-9 só será possível se os mineiros estiverem entre os nove primeiros colocados do Brasileirão.
Assim, a dupla Gre-Nal teria um cenário mais favorável com título para o Flamengo na Copa do Brasil e para o Botafogo na Libertadores, pois ocupam a 4ª e a 1ª posição, respectivamente.
Nesse cenário, com as duas equipes ganhando e terminando entre os seis primeiros do Brasileirão, abre-se duas vagas para o torneio continental em 2025. Além disso, o G-9 poderá existir se o Cruzeiro também vencer a Sul-Americana, uma vez que está em 8º no Campeonato Brasileiro — o clube mineiro garante vaga direta na fase de grupos se for campeão.
Com o cenário no qual o Botafogo vence a Libertadores, o Flamengo a Copa do Brasil e o Cruzeiro a Sul-Americana, o G-9 passa a existir. Sendo assim, o G-4 — que dá vaga direta para a fase de grupos da Libertadores — se torna G-6, o que beneficia diretamente o Inter. E para o Grêmio disputar a pré-Libertadores precisará terminar entre os nove primeiros colocados no Brasileirão.
Além disso, o G-9 também aumenta as vagas para Sul-Americana de 2025. Atualmente, do do 7º até o 12º se classificam. No novo cenário, do 10º até o 15º do Brasileirão jogariam a competição continental.