A final da Libertadores 2024 será na Argentina, mas o campeão será brasileiro. Nesta quarta-feira (30), o Botafogo confirmou a vaga para a final ao perder para o Peñarol por 3 a 1 em Montevidéu. O adversário será o Atlético-MG, em jogo único marcado para 30 de novembro, no Monumental de Núnez, em Buenos Aires.
A classificação botafoguense sequer chegou a ser ameaçada no estádio Centenário, mesmo a equipe brasileira jogando com um time misto — a vitória por 5 a 0 na ida foi mais que o bastante para garantir a festa. O primeiro gol uruguaio saiu aos 31 minutos da etapa inicial. Jaime Báez mandou uma bomba de fora da área.
A missão do Peñarol ficou ainda mais difícil no intervalo. Em confusão na saída de campo, o goleiro Aguerre foi expulso e deixou a equipe com um a menos até os 24 minutos do segundo tempo.
Foi quando Mateo Ponte, que entrou aos 12, levou o segundo cartão amarelo. O lateral-direito do Botafogo foi expulso após falta dura em Báez, que, três minutos antes, havia feito o segundo dele e do Peñarol.
Para que a comemoração se iniciasse pouco antes do fim, Almada descontou para o Botafogo aos 42, em tabela com Marlon Freitas após contragolpe.
No minuto seguinte, Batista respondeu com o terceiro do Peñarol, em lance que ao menos reforçou o ímpeto uruguaio de lutar até o final.
É a primeira vez que o Botafogo chega a uma final de Libertadores em 130 anos de fundação. Já o Atlético-MG, que eliminou o River Plane na outra semifinal, está em busca do segundo título da competição.